Geral

Governador Teotonio Vilela assegura remoção dos presos de Arapiraca

14/04/2012

O governador Teotonio Vilela assegurou ao reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Eurico Lôbo, e ao grupo de alunos, docentes e servidores do Campus de Arapiraca que os reeducandos do Presídio Desembargador Luiz Oliveira Souza serão transferidos assim que o Poder Judiciário autorizar a remoção. Segundo o governador, que recebeu a comissão em seu gabinete na sexta-feira (13), não existe alternativa que não a retirada do presídio da área de convivência da universidade.


Durante a reunião, o governador garantiu que o Estado está em interlocução permanente com o Poder Judiciário para apressar as medidas necessárias à transferência. “A Justiça fará um mutirão para rever processos e, com isso, reduzir o número de presos. Além disso, as obras de ampliação e reforma do Baldomero Cavalcanti estão aceleradas, criando mais vagas para o sistema prisional e para acomodar os presos que virão de Arapiraca”, disse Teotonio. “Estamos todos mobilizados para resolver esse problema”, reforçou.


“O nosso Governo apoia e entende o movimento de vocês”, afirmou o governador, informando que o Estado identificou uma área em Arapiraca e vai desapropriá-la para a construção de um novo presídio, com verba já assegurada por emenda parlamentar. A expectativa era a de fazer parceria com a Prefeitura Municipal, que doaria o terreno. “Como o prefeito descartou essa possibilidade, vamos desapropriar o local e fazer a construção num médio prazo”, voltou a garantir.


Nesta segunda-feira (16), o Governo do Estado se reunirá com o juiz da Vara de Execuções Penais, Braga Neto, para agilizar as tramitações de diminuição da população carcerária.


Os secretários de Estado do Gabinete Civil, Álvaro Machado; da Articulação Política, Rogério Teófilo; e do Gabinete do Governador, Herbert Motta, participaram da reunião. Além do reitor, também estiveram presentes os professores Cícero Adriano e Alcindo Galvão, os técnicos Adiany Maxwel e Lucas Ferro Brito, o diretor geral do Campus, Marcos Santos, o presidente da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal), Antônio Passos, e a diretora acadêmica, Eliane Cavalcanti.

“Foi uma reunião importante, franca e decisiva na construção de uma linha de trabalho e estratégias para resolvermos o problema”, disse o secretário Rogério Teófilo. “São estudantes, servidores, pais e mães de famílias que, com razão, temem pela própria segurança. O Governo do Estado, o governador Teotonio e o vice-governador José Thomaz Nonô estão envolvidos, mobilizados, voltados para resolver essa situação”, afirmou ele.

Pelo Twitter

O prefeito Luciano Barbosa aproveitou a decisão do governador Teotonio Vilela, para pedir através do "twitter" que se fizesse a doação do prédio e terreno do Presídio de Segurança Média Desembargador Luiz Oliveira de Souza para a UFAL, no intuito de acabar de vez com o problema.