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Resolutividade da Ouvidoria SUS de AL ultrapassa os 70%

12/04/2012

        A Ouvidoria SUS Alagoas, a partir deste ano, passa a trabalhar com pesquisa de satisfação com os usuários do SUS. As pesquisas têm como objetivo aproximar a Ouvidoria do cidadão, buscando de forma ativa a informação. A Ouvidoria terá ainda como meta para este ano a expansão do serviço no Estado, apoiando os municípios na implantação de suas Ouvidorias.

Criada em maio de 2010, a Ouvidoria SUS de Alagoas tem se caracterizado como um importante instrumento para qualificar o atendimento aos usuários, segundo a gerente do serviço.  Janailma Azevedo ressalta que, além de mesurar a qualidade dos serviços ofertados, a Ouvidoria possibilita o aprimoramento e a criação de novos serviços, diante das demandas que surgem.

“Desde a criação da Ouvidoria SUS, há quase dois anos, conseguimos verificar os serviços que são disponibilizados com eficiência, e aqueles que apresentam deficiências passíveis de serem corrigidas. Como estamos sempre em contato com os usuários do SUS, temos a possibilidade de acionar os gestores e solicitar as melhorias e adequações necessárias”, destacou a gerente.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) revelam que mais de 70% das denúncias recebidas pelas Ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas têm resolutividade.

“Não conhecia o serviço e, angustiado, resolvi procurar a Secretaria de Estado da Saúde. Fui encaminhado para a Ouvidoria SUS e, num prazo de 24 horas, realmente minha demanda foi atendida. Esse serviço é muito importante porque muitas vezes os gestores não têm conhecimento da falta de medicamentos, insumos, de pessoal e de problemas que emperram o desenvolvimento da instituição”, observou Ricardo Alexandre Lima.

Diante do relato feito pelo usuário do SUS, a gerente da Ouvidoria destaca que o aumento da demanda representa o crescimento da consciência da população, que, mais bem informada, toma consciência dos seus direitos.

Oito dos 102 municípios alagoanos já possuem Ouvidorias SUS, graças ao processo de descentralização implantado pela Sesau. Além de Maceió, Arapiraca e Palmeira dos Índios, os municípios de Penedo, Rio Largo, Viçosa, Taquarana e Boca da Mata já contam com o serviço, que funcionam nos prédios das respectivas Secretarias Municipais de Saúde, mas mantém independência dos secretários, pois atuam como ferramentas de aprimoramento da gestão, segundo informou a gerente Janailma Azevedo.

Como acessar

  Para acessar o serviço, os usuários podem procurar a Sesau, localizada na Avenida da Paz, no bairro Jaraguá, em Maceió, ou telefonar para o 0800 284 1945, cuja ligação é gratuita. Também é possível contatá-la através do e-mail [email protected] ou procurar as ouvidorias do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), Unidade de Emergência do Agreste e Hospital Geral do Estado (HGE).