Mundo

ICE afirma que um imigrante que morreu em um extenso centro de detenção no Texas cometeu suicídio

Associated Press 19/01/2026
ICE afirma que um imigrante que morreu em um extenso centro de detenção no Texas cometeu suicídio
ARQUIVO - Esta imagem de satélite de 7 de agosto de 2025 mostra a construção de grandes tendas brancas para um novo centro de detenção de imigrantes em Fort Bliss, uma base do Exército dos EUA nos arredores de El Paso, Texas. - Foto: Planet Labs via AP, Arquivo

EL PASO, Texas (AP) — Um imigrante da Nicarágua foi encontrado morto em um centro de detenção de imigrantes no Texas na semana passada, disseram autoridades federais.

Victor Manuel Diaz aparentemente cometeu suicídio na quarta-feira no extenso complexo de tendas da base militar Fort Bill, do Exército dos EUA, em El Paso, informou o Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) em um comunicado. A investigação federal sobre sua morte continua.

Trata-se da mesma instalação onde, segundo o ICE, outro detento morreu no início deste mês enquanto funcionários tentavam impedi-lo de cometer suicídio. No entanto, um colega detento afirmou que pelo menos cinco agentes estavam imobilizando o preso algemado e que pelo menos um deles o estava estrangulando.

NOTA DO EDITOR — Esta matéria aborda o tema do suicídio. Se você ou alguém que você conhece precisa de ajuda, a linha nacional de prevenção ao suicídio e apoio em situações de crise nos EUA está disponível pelo telefone ou mensagem de texto 988.

Segundo o ICE, Diaz foi detido em 6 de janeiro durante a repressão federal à imigração em Minnesota e enviado para o Texas.

Diaz entrou nos Estados Unidos em março de 2024 e foi detido por agentes da Patrulha da Fronteira. Ele foi libertado sob condicional, aguardando uma audiência judicial, e um juiz ordenou sua saída dos EUA em uma audiência em agosto, à qual Diaz não compareceu, informou o ICE.

Segundo as autoridades, Diaz recebeu uma ordem final de deportação em 12 de janeiro, dois dias antes de ser encontrado inconsciente em seu quarto.

O ICE não divulgou outros detalhes sobre a morte de Diaz. A agência notifica o Congresso e publica um comunicado em seu site sobre todas as mortes sob custódia.

Diaz, de 36 anos, estava detido no Campo Montana Leste, onde, segundo o ICE, outro detento, Geraldo Lunas Campos, morreu enquanto funcionários tentavam impedi-lo de cometer suicídio.

Mas uma investigação preliminar do Gabinete do Médico Legista do Condado de El Paso concluiu que Lunas Campos, de 55 anos, morreu por asfixia devido à compressão do tórax e do pescoço, e afirmou que a morte provavelmente será classificada como homicídio.

Um colega de cela disse à AP que Lunas Campos foi algemado e se recusou a voltar para sua cela quando pelo menos cinco guardas o imobilizaram no chão. O detento disse que pelo menos um dos guardas apertou o pescoço de Lunas Campos com o braço.

O ICE afirmou que ainda está investigando essa morte.