Mundo Tech

Totens de segurança completam mais de um ano e reforçam combate à violência em Alagoas

Equipamentos permitem comunicação direta com o Ciosp, auxiliam em prisões, salvamentos e atendimento rápido à população; sistema deve ser ampliado em 2026

13/12/2025
Totens de segurança completam mais de um ano e reforçam combate à violência em Alagoas
- Foto: SSP/AL

Em pouco mais de um ano de funcionamento, os totens de segurança instalados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL) já se consolidaram como uma ferramenta estratégica no enfrentamento à criminalidade e no atendimento emergencial à população. A tecnologia, que funciona 24 horas por dia integrada ao Centro Integrado de Operações da SSP (Ciosp), tem contribuído para prisões em flagrante, cumprimento de mandados judiciais e ações de salvamento em diferentes regiões do estado.

As estruturas, com cerca de sete metros de altura, são equipadas com 11 câmeras de alta resolução, capazes de oferecer visão de 360 graus e zoom de longo alcance, permitindo o monitoramento contínuo das áreas onde estão instaladas. Ao acionar o botão de emergência disponível nos totens, o cidadão estabelece contato imediato por áudio e vídeo com a equipe do Ciosp, que acompanha a ocorrência em tempo real e direciona as forças de segurança ou serviços de urgência necessários.

Atualmente, 11 totens estão em funcionamento em pontos estratégicos de Maceió, Arapiraca e Marechal Deodoro. Na capital, os equipamentos estão localizados no Marco dos Corais, Praça Multieventos, Corredor Vera Arruda, Feirinha do Tabuleiro do Martins, viaduto do Jacintinho, Pátio Shopping, Parque Shopping e no calçadão do Centro. Em Arapiraca, o totem funciona no Centro, em frente à Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho, e em Marechal Deodoro, na Praia do Francês.

Segundo o chefe do Ciosp, major PM Fernando Alencar, somente no mês de novembro foram registradas oito prisões com apoio direto do sistema de videomonitoramento. Ele ressalta, porém, a necessidade de uso responsável da ferramenta pela população. “Os números mostram como a tecnologia tem sido fundamental no enfrentamento ao crime. Mas os trotes feitos nos totens prejudicam o nosso trabalho, desviam equipes de ocorrências reais e colocam vidas em risco”, alertou.

Os totens fazem parte de um sistema mais amplo de videomonitoramento da SSP, que começou com cerca de 150 câmeras e atualmente ultrapassa 600 equipamentos instalados nos três municípios atendidos. A expectativa é de que o sistema continue em expansão e chegue a outras cidades alagoanas.

Casos recentes ilustram a efetividade da tecnologia. Na Feirinha do Tabuleiro do Martins, o sistema foi decisivo para a prisão de um homem com mandado em aberto por estupro de vulnerável e para a detenção em flagrante de um suspeito de violência doméstica. Em Arapiraca, câmeras auxiliaram na prisão imediata de dois homens acusados de sequestro e tentativa de homicídio, além da apreensão de um indivíduo armado com uma faca de cerca de 30 centímetros.

Além do combate ao crime, os totens também têm sido fundamentais em situações de emergência médica. Em novembro, um idoso com fortes dores no peito foi socorrido no Marco dos Corais após acionamento do equipamento, com rápida chegada do Samu e da Oplit. Outro caso recente envolveu o atendimento a uma criança que sofreu um acidente na Praça Multieventos, mobilizando Corpo de Bombeiros e Programa Ronda no Bairro.

Para o secretário executivo de Políticas de Segurança Pública da SSP, coronel Patrick Madeiro, a tecnologia aproxima as forças de segurança da sociedade e garante respostas mais rápidas. “Quando temos informação em tempo real, conseguimos antecipar ações criminosas, agir de imediato e dar uma resposta firme ao crime”, afirmou.

Diante dos resultados, a SSP já planeja a ampliação do sistema em 2026. Os municípios de São Miguel dos Milagres, Maragogi, Penedo, Delmiro Gouveia e Rio Largo estão entre os próximos a receber os totens.

O secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, destaca que os investimentos fazem parte de uma política contínua de fortalecimento da segurança no estado. “Seguimos ampliando o uso de tecnologia de ponta para garantir mais segurança à população. Esses avanços são resultado do maior pacote de investimentos da história de Alagoas na área”, concluiu.

Cinara Ramos Corrêa

Cinara Ramos Corrêa

É natural de Porto Alegre (RS). Formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre; Editora chefe do Portal Tribuna do Sertão com passagens pela Revista Veja, jornal Zero Hora, Rádio Gaúcha (Grupo RBS), Gazeta Mercantil, TV Pajuçara e O Jornal.