Internacional

Polícia confiscou o robô que assediou uma jovem de 16 anos e investiga se havia jovens operando o equipamento.

Por DANIEL NIEMANN, Associated Press. 13/10/2026
Polícia confiscou o robô que assediou uma jovem de 16 anos e investiga se havia jovens operando o equipamento.
Nesta foto de domingo, 11 de outubro de 2026, fornecida pela Polícia de Colônia, vemos um robô que foi apreendido como prova em Colônia. - Foto: Polícia de Colônia via AP.

COLÔNIA, Alemanha (AP) — As autoridades alemãs abriram uma investigação sobre possível assédio sexual depois que um robô controlado por dois jovens tocou as nádegas de uma menina de 16 anos e fez movimentos de vai e vem em sua direção, informou a polícia.

A polícia da cidade de Colônia, no oeste do país, respondeu a um incidente ocorrido entre a madrugada de sábado para domingo, no qual o suposto dono do robô, de 16 anos, e um acompanhante de 19 anos teriam filmado a alegada agressão.

Dizia-se que eles transmitiram o incidente ao vivo e fizeram comentários sobre ele online.

O porta-voz da polícia de Colônia, Christoph Bermel, disse que os dois adolescentes não foram acusados ​​formalmente, mas são considerados suspeitos, e que os investigadores estão apurando se os movimentos do robô foram pré-programados ou controlados em tempo real.

Segundo ele, a polícia não estava familiarizada com esse tipo de incidente.

“Não tínhamos conhecimento desse fenômeno até o momento”, disse Bermel à Associated Press, acrescentando que era “um território novo para nós”.

Equipes de emergência enviadas ao local, próximo a um restaurante de fast-food, encontraram o robô no porta-malas de um veículo, informou a polícia de Colônia em um comunicado nesta segunda-feira. O robô e os celulares dos dois jovens foram confiscados.

A polícia de Colônia, na Renânia do Norte-Vestfália, publicou no Facebook uma imagem do robô vermelho e dourado caído no chão.

O robô, que supostamente tinha 120 cm de altura (cerca de 1,20 m), vestia uma regata branca, calças de moletom pretas, uma corrente dourada e óculos de sol. Ele também tinha o que parecia ser um bigode falso.

Vídeos que circularam na internet mostram dois jovens acompanhando o robô em direção a um grupo de mulheres, esbarrando em uma e abraçando outras, em uma rua movimentada à noite.

Um dos homens grita repetidamente com o robô e o puxa para trás depois que este faz gestos sexuais, provocando risos entre as pessoas presentes.

Na terça-feira, na página da polícia no Facebook, os agentes criticaram comentários inadequados e alertaram que compartilhar ou fazer piadas sobre tais incidentes pode agravar o impacto sobre qualquer vítima.