Internacional
Ataques russos matam 8 na Ucrânia enquanto a ONU debate como pôr fim à guerra.
KIEV, Ucrânia (AP) — Ataques com drones e mísseis russos contra a Ucrânia durante a noite mataram pelo menos oito civis, disseram autoridades nesta quinta-feira, enquanto a invasão de Moscou ao país vizinho, que já dura quatro anos e meio, continua apesar dos apelos renovados por um acordo na Assembleia Geral da ONU desta semana .
Um ataque na região de Kharkiv, no nordeste da Ucrânia, matou seis trabalhadores agrícolas e feriu outros 12, disse o ministro do Interior, Ihor Vyhivskyi. Um ataque na capital, Kiev, matou um homem e uma mulher, acrescentou ele, enquanto autoridades no porto de Odessa, no sul do país, também relataram um grande bombardeio.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy fez um apelo em um discurso nas Nações Unidas na noite de quarta-feira para que os países privem a Rússia de receitas por meio de sanções e proibições comerciais, negando a Moscou o dinheiro necessário para prolongar a guerra. Ele e outros líderes em assembleias gerais anteriores da ONU buscaram pressionar Moscou a abandonar suas ambições na Ucrânia.
Mas, apesar de anos de esforços diplomáticos, não há sinais de um avanço para o fim de uma guerra que teve repercussões no abastecimento global de alimentos e energia , além de ter tensionado severamente as relações entre a Rússia e os países ocidentais.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, reiterou a exigência de Moscou por um acordo de paz abrangente, e não por uma pausa temporária nas hostilidades, após o apelo da Ucrânia por um cessar-fogo completo e incondicional .
“Acreditamos que é necessário buscar a paz, não uma trégua temporária”, disse Peskov a repórteres na quinta-feira. As exigências da Rússia para que a Ucrânia ceda seu território, entre outras coisas, são inaceitáveis para Kiev.
A guerra aérea intensificou-se nos últimos meses. A Rússia continua a bombardear a Ucrânia com mísseis de cruzeiro e balísticos, bombas planadoras de grande potência e drones a jato, enquanto os drones de longo alcance da Ucrânia têm como alvo refinarias de petróleo e empresas que são vitais para a economia russa.

Houve poucas mudanças significativas desde o ano passado ao longo da linha de frente de aproximadamente 1.250 quilômetros (800 milhas) no leste e sul da Ucrânia, onde um grande número de drones em ambos os lados limita a movimentação.
Os ataques russos são um verdadeiro calvário para os civis ucranianos.
O ataque a Kiev danificou mais de 50 locais civis, incluindo prédios de apartamentos, agências dos correios, uma maternidade e uma fábrica têxtil, disse Vyhivskyi, o ministro do Interior.
A Rússia tem atacado repetidamente trens, shoppings, supermercados e postos de gasolina ucranianos, entre outros locais, mantendo os civis em estado de alerta.
Valentyna Kolosenko, uma moradora de Kiev de 49 anos, disse que uma porta de carvalho maciço atrás da qual ela estava a salvou quando três explosões ocorreram perto de sua casa. Ela disse que suportaria as dificuldades, mesmo estando com medo.
“Está tudo paralisado. Nada funciona”, disse ela à Associated Press. “Ir trabalhar é incrivelmente difícil e assustador.”
Liubov Paziuk, uma aposentada de 74 anos da capital, cujas janelas de sua casa foram quebradas, disse que continua determinada a resistir ao ataque russo. "Não nos acostumamos, nos adaptamos, porque só temos uma escolha: ficar aqui, em nossa terra, apesar de tudo", afirmou.
O Ministério da Defesa da Rússia afirmou que as forças armadas atacaram, durante a noite, fábricas de armamentos, instalações de telecomunicações e logística em Kiev e na região de Odessa.
As Nações Unidas afirmaram na semana passada que o número de civis ucranianos mortos e feridos nos primeiros oito meses de 2026 foi superior ao total do ano anterior. Os ataques russos em agosto mataram pelo menos 368 civis e feriram outros 2.314, segundo a Missão de Monitoramento dos Direitos Humanos das Nações Unidas na Ucrânia.
“A escalada do terrorismo por parte da Rússia demonstra que a diplomacia ativa deve andar de mãos dadas com uma pressão devastadora sobre o regime de Putin e um apoio inabalável à defesa da Ucrânia”, disse o Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha, no dia X.
Com a aproximação de mais um inverno rigoroso na Ucrânia, Zelenskyy afirmou que a situação provavelmente vai piorar. Mas prometeu continuar lutando.
“Os ucranianos entendem que este inverno poderá ser muito rigoroso para nós. Mas, em resposta, não teremos outra escolha senão torná-lo doloroso também para a Rússia”, disse o líder ucraniano nas redes sociais. “E é exatamente por isso que dizemos que medidas de desescalada são importantes e necessárias antes do inverno.”
Drones ucranianos atacam no oeste da Rússia.
Autoridades do oeste da Rússia relataram na quinta-feira ataques ucranianos de longo alcance, mas forneceram poucos detalhes.
Fragmentos de um drone ucraniano danificaram um prédio administrativo de uma refinaria de petróleo na região de Rostov, mas não houve incêndio, disse o governador Yuri Slyusar.
Na região de Krasnodar, fragmentos de um drone ucraniano provocaram um pequeno incêndio nas instalações de uma fábrica, disseram autoridades regionais de emergência.

As autoridades ucranianas não fizeram nenhum comentário imediato.
Drones sobrevoam a Romênia e a Moldávia.
O Ministério da Defesa Nacional da Romênia informou nesta quinta-feira que um drone violou seu espaço aéreo por quatro minutos antes de cair perto de uma cidade no norte do país, próxima à fronteira com a Ucrânia.
O ministério havia mobilizado anteriormente dois caças F-16 romenos e dois F-18 espanhóis para monitorar seu espaço aéreo em dois locais distintos, após a detecção de uma série de drones na Ucrânia, perto da fronteira.
As autoridades não especificaram a quem pertencia o drone.
Além disso, o Ministério da Defesa da Moldávia informou na quinta-feira que registrou uma série de incursões no espaço aéreo durante os ataques da Rússia à vizinha Ucrânia. Os incidentes levaram as autoridades a fechar parte do espaço aéreo do norte da Moldávia, disse o ministério.
Mais lidas
-
1MÚSICA
Joelson dos Oito Baixos leva o forró pé-de-serra ao Giro das Tradições nesta terça-feira (22)
-
2SEGURANÇA PÚBLICA
Homem apontado como integrante de 'Equipe Caos' do CV no Morro do Fubá morre em confronto com PMs
-
3CULTURA
Rick e Renner: dupla que atravessou quatro décadas e teve separações e polêmicas ao longo da carreira
-
4INCLUSÃO DIGITAL
Ministério das Comunicações autoriza novos canais de TV aberta em dois municípios de Alagoas
-
5CULTURA
Cantor Rick, da dupla com Renner, ostenta mansões nos Estados Unidos e interior de São Paulo; conheça