Internacional
Juízes federais permitem que a Califórnia use o novo mapa da Câmara dos EUA antes da eleição de 2026
SACRAMENTO, Califórnia. (AP) — Um painel federal de três juízes na quarta-feira permitiu que a Califórnia usasse um novo painel aprovado pelos eleitores dos EUA. Mapa da Câmara projetado para impulsionar os democratas nos meados de 2026.
Em uma decisão de 2 a 1, um painel de três juízes em Los Angeles negou pedidos de republicanos estaduais e dos EUA. Justiça para barrar o uso do mapa em eleições futuras. A denúncia acusou a Califórnia de violar a Constituição ao usar a raça como fator para favorecer os eleitores hispânicos ao desenhar as novas linhas distritais.
O mapa, destinado a dar aos democratas uma chance de virar até cinco cadeiras na Câmara no próximo ano, era decididamente aprovado pelos eleitores através da Proposição 50 em novembro. O esforço foi empurrado pelo governador democrata Gavin Newsom, que está de olho em uma corrida presidencial de 2028‚rebater um esforço semelhante no Texas apoiado pelo presidente Donald Trump para ajudar os republicanos a conquistar cinco cadeiras na Câmara. Atualmente, os republicanos da Califórnia detêm nove das 52 cadeiras no Congresso do estado.
A decisão é uma vitória para os democratas na batalha de redistritamento estadual-a-estado de meados da década que poderia ajudar a determinar qual partido ganha os controles dos EUA. Casa em 2026. Após o confronto olho por olho entre os dois estados mais populosos da nação, Missouri‚, Carolina do Norte e, e Ohio adotaram novas linhas distritais que poderiam proporcionar uma vantagem partidária. O Departamento de Justiça só processou a Califórnia.
“Republicanos’ fraca tentativa de silenciar os eleitores falhou", disse Newsom em um comunicado.
Os republicanos devem recorrer da decisão aos EUA. Supremo Tribunal. Um representante dos republicanos estaduais não respondeu imediatamente a um pedido de comentários.
Os democratas da Califórnia disseram que o novo mapa era legal porque foi desenhado por vantagem partidária. Os EUA. Supremo Tribunal governou em 2019 essa gerrymandering partidária é uma questão política e não para os tribunais federais decidirem. O tribunal concordou, dizendo que não havia provas fortes para apoiar que os mapas fossem desenhados com base na raça.
“Depois de revisar as evidências, concluímos que foi exatamente como se pensaria: foi partidário,” escreveram os juízes.
O acórdão também vem depois do Supremo governou em dezembro passado, permitir que o Texas usasse seu novo mapa para a eleição de 2026 porque foi desenhado com metas partidárias. O juiz conservador Samuel Alito escreveu em uma opinião concordante que o mapa da Califórnia também foi aprovado para vantagem política, sinalizando que também pode permanecer.
Novos EUA. Os mapas das casas são desenhados em todo o país após o Censo a cada 10 anos. Alguns estados como a Califórnia dependem de uma comissão independente para desenhar mapas, enquanto outros como o Texas permitem que políticos os desenhem. O esforço para criar novos mapas em meados da década é altamente incomum.
Os democratas da Câmara precisam ganhar apenas um punhado de cadeiras no próximo ano para assuma o controle da câmara‚que pode frustrar a agenda de Trump pelo restante de seu mandato e abrir caminho para investigações do Congresso sobre sua administração.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026