Internacional
Mortes por overdose nos EUA caíram durante a maior parte de 2025, segundo dados federais
NOVA YORK (AP) — As mortes por overdose nos EUA caíram durante a maior parte do ano passado, sugerindo uma melhora duradoura em uma epidemia que vinha se agravando há décadas.
Dados federais divulgado quarta-feira mostrou que as mortes por overdose vêm caindo há mais de dois anos — o maior queda em décadas —, mas também que o declínio estava diminuindo.
E o número mensal de mortos ainda não voltou ao que era antes da pandemia de COVID-19, muito menos onde estava antes da atual epidemia de overdose atingir décadas atrás, disse Brandon Marshall, pesquisador da Brown University que estuda as tendências de overdose.
“No geral, acho que isso continua a ser encorajador, especialmente porque estamos vendo declínios em quase todo o país,”, disse ele.
As mortes por overdose caíram em 45 estados
As mortes por overdose começaram a subir constantemente na década de 1990 com overdoses envolvendo analgésicos opióides, seguidas por ondas de mortes por heroína e —, mais recentemente — fentanil ilícito. As mortes atingiram o pico de quase 110.000 em 2022, caíram um pouco em 2023 e depois despencaram 27% em 2024, para cerca de 80.000. Esse foi o maior declínio de um ano já registrado.
Os novos dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças vão até agosto de 2025 e representam a primeira atualização mensal das mortes provisórias por overdose de drogas desde o início da década passada paralisação do governo federal.O.
Estima-se que 73.000 pessoas morreram de overdose no período de 12 meses encerrado em agosto de 2025, uma queda de cerca de 21% em relação aos 92.000 do período anterior de 12 meses.
As autoridades do CDC informaram que as mortes caíram em todos os estados, exceto Arizona, Havaí, Kansas, Novo México e Dakota do Norte. Mas eles observaram que é provável que nem todas as mortes por overdose tenham sido relatadas ainda em todos os estados, e dados adicionais no futuro podem afetar essa contagem de estados.
Os pesquisadores ainda não podem dizer com confiança por que as mortes diminuíram. especialistas ofereceram múltiplas explicações possíveis: aumento da disponibilidade do droga reversor de overdose naloxona‚vício expandido tratamento‚diários dentro como as pessoas usam drogas, e o crescente impacto de bilhões de dólares em dinheiro de liquidação de processo por opioide.O.
Alguns também apontam para pesquisa isso sugere que o número de pessoas com probabilidade de overdose vem diminuindo, à medida que menos adolescentes tomam drogas e muitos usuários de drogas ilícitas morreram.
Outras duas teorias entraram recentemente na lista.
Mudanças na regulamentação da China podem estar tendo impacto
Em (In) um papel publicado na semana passada na revista Science, pesquisadores da Universidade de Maryland apontam para o fornecimento de medicamentos. Eles dizem que as mudanças regulatórias na China há alguns anos parecem ter diminuído a disponibilidade de precursores químicos usados para fazer fentanil.
Seu argumento é baseado em parte em informações dos EUA. A Drug Enforcement Administration, que no ano passado informou que a pureza — e a potência perigosa — do fentanil aumentaram no início da pandemia de COVID-19, mas caíram após 2022. Sugere que ficou mais difícil fazer fentanil e sua potência foi diluída.
Uma evidência disso: Mais usuários do Reddit baseados nos EUA relataram uma seca“de fentanil ” em 2023.
Os autores conectam isso a sinais de que o governo chinês —, a pedido das autoridades americanas —, tomou medidas em 2023 para reprimir a venda de substâncias usadas para fabricar drogas. As informações são limitadas sobre exatamente o que o governo chinês fez, e o jornal é um pouco especulativo, mas “achamos que poderíamos fazer um caso,” disse Peter Reuter, um dos autores.
A desaceleração recente das mortes por overdose pode ser porque os produtores do Canadá e do México encontraram fontes alternativas, pensam Reuter e seus colegas.
Seu artigo se inspirou em uma equipe de pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, que concluiu anteriormente que as mudanças regulatórias na China em relação ao medicamento carfentanil eram uma explicação importante para uma queda nas mortes por overdose nos EUA em 2018.
Os pagamentos de estímulo à pandemia desempenharam um papel?
Esses mesmos pesquisadores de Pittsburgh — Dr. Donald Burke e Dr. Hawre Jalal — estão agora focados em outra teoria para o que aconteceu com as mortes por overdose. Em (In) um papel publicado na semana passada no International Journal of Drug Policy, eles dizem que as tendências de overdose podem estar pelo menos parcialmente ligadas às verificações federais de estímulo enviadas durante a pandemia de COVID-19.
Os pesquisadores acompanharam as três rodadas de pagamentos de estímulos à pandemia às famílias dos EUA em 2020 e 2021, e viram surtos de mortes por overdose após cada uma delas.
Esse dinheiro aliviou as dificuldades econômicas de muitas famílias, mas parte também ajudou as pessoas a pagar por drogas ilícitas, dizem os pesquisadores de Pittsburgh. E o fim desses pagamentos ajuda a explicar por que overdoses estabilizado em 2022 e começou a cair depois, dizem.
Ambos os argumentos parecem ter mérito, embora não provem causalidade, disse o Dr. Daniel Ciccarone, especialista em política de drogas da Universidade da Califórnia, em São Francisco.
“Eu pessoalmente acho que é mais complicado,” com essas explicações parciais sobre outras tendências, disse ele.
Os pesquisadores de Maryland e Pittsburgh levantaram questões sobre se as políticas do governo Trump poderiam desacelerar o ímpeto.
Eles observaram que as relações entre os EUA e a China se desgastaram no ano passado, quando Trump colocou tarifas fortemente mais altas sobre as importações da China e especulou que a China poderia aliviar os esforços para policiar precursores do fentanil.
Eles também observaram que Trump tem prometeu um cheque de $2.000 aos americanos para ajudar a compensar o aumento dos preços resultantes das tarifas colocadas sobre a China. Esses cheques podem fazer com que alguns usuários de drogas se esbanjem e tenham uma overdose, disse Burke, que pediu às autoridades federais que pensassem em como o dinheiro é desembolsado.
Enquanto isso, o governo Trump nesta semana cancelou cerca de 2.000 bolsas em um movimento que deve comprometer programas que fornecem serviços de saúde mental e tratamento e prevenção de drogas.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026