Internacional
UE critica Musk por deepfakes sexuais gerados pelo Grok
Von der Leyen afirmou que está 'horrorizada' com episódio
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, criticou duramente o bilionário Elon Musk, dono da rede social X, pela disseminação de deepfakes sexualmente explícitos de mulheres e crianças por meio do Grok, chatbot de inteligência artificial da plataforma.
Em entrevista a diversos veículos de comunicação internacionais, a líder europeia afirmou estar "horrorizada com o fato de uma ferramenta tecnológica permitir que usuários desnudem digitalmente mulheres e crianças online".
"Este é um comportamento impensável, e o dano causado por esses deepfakes é muito real. Não vamos terceirizar a proteção e o consentimento infantil para o Vale do Silício. Se eles não agirem, nós agiremos", garantiu von der Leyen.
O duro posicionamento da União Europeia ocorreu pouco depois de o bloco ordenar que o X preserve todos os documentos e dados internos relacionados ao Grok até o fim deste ano.
"Já vimos o Grok gerar conteúdo antissemita e, mais recentemente, imagens sexuais envolvendo crianças. Isso é ilegal e inaceitável", declarou o porta-voz executivo da UE, Thomas Regnier.
Diante de uma onda de críticas, a plataforma de Musk limitou a edição de imagens com o Grok a assinantes pagos, mas a Comissão Europeia avaliou que a medida não enfrenta a raiz do problema.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026