Internacional

Mais de 100.000 residentes de El Paso, Texas, saíram com pouca ou nenhuma água após a pausa principal

Por Associated Press 12/01/2026
Mais de 100.000 residentes de El Paso, Texas, saíram com pouca ou nenhuma água após a pausa principal
Um quadro imóvel de vídeo mostrou equipes com a El Paso Water trabalhando para restaurar os serviços após uma pausa na água principal no domingo, 11 de janeiro de 2026, em El Paso, Texas. - Foto: Notícias KFOX via AP

EL PASO, Texas (AP) — Mais de 100.000 residentes na cidade fronteiriça de El Paso, no Texas, ficaram com pouca ou nenhuma água após uma pausa principal no fim de semana, e esperava-se que levasse até o meio da semana para que as operações voltassem ao normal, disseram as autoridades.

A ruptura na linha principal de água de 36 polegadas aconteceu no final da noite de sábado em El Paso, que tem uma população de cerca de 700.000 habitantes, disseram autoridades. Gilbert Trejo, um funcionário da El Paso Water, chamou de “um evento de proporção sem precedentes." Ele disse que a quebra foi ainda mais impactante por causa do “, a maneira como o próprio pipeline foi projetado, juntamente com a forma como diferentes conexões de linhas menores foram feitas para ele.”

Um aviso de água fervente foi emitido e centros de distribuição de água foram criados, disseram autoridades.

As aulas foram canceladas na segunda-feira em mais de uma dúzia de escolas no Distrito Escolar Independente de El Paso devido à interrupção. Outras escolas da região permaneceram abertas, mas estavam sob o aviso de água fervente.

Trejo disse que cerca de 38.000 conexões de clientes foram colocadas fora de serviço por causa da pausa, o que se traduz em mais de 100.000 residentes impactados. Ele disse que mais de 15 reservatórios de água “essencialmente drenavam.”

Ele disse que ainda não há informações suficientes para determinar o que causou a quebra.

Trejo pediu paciência enquanto eles fazem reparos e passam pelo processo para fazer a água fluir novamente.