Internacional
Machado não está mais em Oslo, diz porta-voz da Nobel da Paz
Líder venezuelana fraturou vértebra em viagem secreta para Noruega
A líder da oposição na Venezuela, María Corina Machado, vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2025, deixou Oslo, informou um membro de sua comitiva nesta quarta-feira (17), sem fornecer detalhes sobre seu paradeiro.
Em uma publicação no X, Pedro Urruchurtu Noselli se limitou a dizer que "ela não está mais na capital da Noruega", trazendo também atualizações sobre seu estado de saúde, já que Machado, de 58 anos, teria fraturado uma vértebra na semana passada durante sua saída secreta da Venezuela para viajar até a Noruega.
"Ela está bem e, nestes dias, tem ido a consultas médicas com um especialista como parte de sua rápida e completa recuperação", escreveu Urruchurtu.
Desde agosto de 2024, quando Nicolás Maduro foi declarado presidente reeleito da nação sul-americana em uma eleição tida como fraudulenta pela oposição e por boa parte da comunidade internacional, Machado tem vivido em paradeiro desconhecido na Venezuela.
Para receber a honraria na Noruega em 10 de dezembro, ela foi retirada do país em uma operação secreta conduzida no dia anterior, que contou com a colaboração dos EUA por meio de militares e da agência de inteligência CIA, além da contribuição de agentes da inteligência venezuelanos, segundo informações do jornalista investigativo Casto Ocando publicadas nas redes sociais.
A operação começou com uma equipe da CIA transportando secretamente Machado de seu esconderijo para o litoral do estado de Falcón, no norte da Venezuela.
O local exato, que não foi divulgado, foi alcançado após várias horas de viagem por rotas alternativas, em meio à alta tensão e vigilância das tropas de Maduro.
A cooperação de agentes da inteligência venezuelana, que participaram de operações de contraespionagem e desinformação para desviar a atenção das forças de segurança do Estado, como a Direção-Geral de Contraespionagem Militar e o Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional, foi crucial para o sucesso da operação.
Segundo a imprensa americana, Machado, então, foi de barco até Curaçao, antes de embarcar para a Europa. Ela desembarcou em Oslo apenas em 11 de dezembro, mas sua filha Ana Corina a representou na cerimônia de entrega do Nobel da Paz no dia anterior.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados