Internacional
Lula cobra Meloni e Macron sobre Mercosul-UE: 'Assumam responsabilidade'
Presidente quer assinar acordo de livre comércio em 20 de dezembro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou que a premiê da Itália, Giorgia Meloni, e o presidente da França, Emmanuel Macron, "assumam a responsabilidade" para permitir a assinatura do acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia no próximo sábado (20), na cúpula de líderes do bloco sul-americano em Foz do Iguaçu.
A declaração chega em meio ao movimento liderado por Paris na UE para adiar a votação do tratado comercial entre os Estados-membros para 2026 devido a preocupações com o setor agropecuário europeu.
"Eu espero que meu amigo Macron e a primeira-ministra Meloni assumam a responsabilidade. No sábado agora, eu estou indo para Foz do Iguaçu fazer uma reunião com a participação da União Europeia. Eu espero que eles tragam a boa notícia de que vão assinar o acordo e que não vão ter medo de perder competitividade com o povo brasileiro", disse Lula durante uma reunião do Conselho de Participação Social, em Brasília.
O presidente ainda reforçou que os produtos do Mercosul não afetarão a competitividade da Europa e ironizou que Macron não quer fazer o acordo porque "o povo está muito rebelde na França".
"O Brasil não compete com os produtos agrícolas da França. Na verdade, são coisas diferentes, qualidades diferentes. E nós estamos cedendo mais do que eles", ressaltou Lula.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, deseja vir ao Brasil em 20 de dezembro para assinar o tratado de livre comércio, mas, para isso, depende da aprovação do acordo por pelo menos 15 dos 27 Estados-membros da UE, desde que representem pelo menos 65% da população do bloco.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados