Geral
Cessar-fogo não impediu Israel de cometer genocídio, diz relatório comissionado pela ONU
Relatório denuncia crimes contra a humanidade na Cisjordânia e Gaza.
Um acordo de cessar-fogo em Gaza não interrompeu o que um grupo de especialistas independentes, comissionados pela Organização das Nações Unidas (ONU), classifica como um genocídio perpetrado por Israel no território, afirmou a equipe em um novo relatório divulgado nesta segunda-feira. Eles também acusaram as forças israelenses de crimes contra a humanidade, incluindo tortura e estupro, na Cisjordânia.
As conclusões da Comissão de Inquérito sobre o Território Palestino Ocupado – que busca documentar, de forma minuciosa, alegações e evidências de crimes para promover a responsabilização dos autores – poderão ser utilizadas por promotores do Tribunal Penal Internacional (TPI), ou de outras jurisdições, na tentativa de garantir justiça às vítimas e a seus familiares.
O relatório afirma que Israel continua a cometer atos genocidas, com a intenção genocida de destruir, total ou parcialmente, os palestinos em Gaza.
Segundo o documento, grande parte dos danos decorre do avanço de Israel para áreas mais profundas de Gaza durante o período de cessar-fogo.
A comissão informou que, desde outubro de 2023 – data em que o cessar-fogo foi firmado –, as forças israelenses ampliaram seu controle sobre o território, passando de 53% para pelo menos 60% de Gaza.
Nesse período, disparos efetuados pelas forças israelenses ao longo da frente de avanço mataram pelo menos 196 palestinos – incluindo 18 mulheres, 32 meninos e 11 meninas, segundo a comissão.
O relatório também acusa soldados e guardas prisionais israelenses de crimes de guerra e crimes contra a humanidade na Cisjordânia, incluindo extermínio, tortura, estupro e outras formas de violência sexual e perseguição contra civis. Fonte: Associated Press.
*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado
Mais lidas
-
1POLÍTICA
Veja os resultados das eleições neste início da apuração
-
2ELEIÇÕES
Acompanhe minuto a minuto o 2º turno das eleições no Brasil 2026
-
3LULA LÁ
Paulista tomada por multidão; estimativas falam em 2 milhões no ato do presidente Lula; veja vídeo
-
4ELEIÇÕES
Lula ou Flávio Bolsonaro: como foi a votação dos brasileiros na Rússia?
-
5ELEIÇÕES 2026 | FUTEBOL E POLÍTICA
Torcidas organizadas do Palmeiras, finalista da Libertadores, participam de ato pela reeleição de Lula na Avenida Paulista; veja imagens