Geral
OEA destaca confiabilidade das urnas eletrônicas brasileiras
Missão elogia segurança e transparência das eleições no Brasil
A missão de observação eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA) manifestou confiança no sistema de votação do Brasil durante o segundo turno das eleições presidenciais, realizado neste domingo (25).
Após visitar colégios eleitorais em Brasília, o chileno José Miguel Insulza, chefe da delegação internacional, afirmou que o modelo brasileiro reúne condições de segurança e transparência e não apresentou problemas graves durante a votação.
"Este país conta com um sistema eleitoral muito sólido, muito claro, que realmente vai dar um resultado que espero que possamos conhecer ainda hoje. As condições de segurança têm sido adequadas, não vimos problemas", afirmou Insulza.
Insulza também destacou a realização de testes públicos e auditorias regulares nas urnas eletrônicas. Segundo ele, esses procedimentos permitem verificar o funcionamento dos equipamentos e oferecem garantias técnicas para a confiabilidade dos resultados.
Siga a @sputnikbrasil no Telegram
Mais lidas
-
1POLÍTICA
Veja os resultados das eleições neste início da apuração
-
2ELEIÇÕES
Acompanhe minuto a minuto o 2º turno das eleições no Brasil 2026
-
3LULA LÁ
Paulista tomada por multidão; estimativas falam em 2 milhões no ato do presidente Lula; veja vídeo
-
4ELEIÇÕES
Lula ou Flávio Bolsonaro: como foi a votação dos brasileiros na Rússia?
-
5ELEIÇÕES 2026 | FUTEBOL E POLÍTICA
Torcidas organizadas do Palmeiras, finalista da Libertadores, participam de ato pela reeleição de Lula na Avenida Paulista; veja imagens