Geral
Zelenski diz que Rússia atacou energia e lamenta falta de aviso de aliados sobre míssil e drone
Presidente ucraniano critica ausência de notificações sobre ataques
O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, afirmou que a Rússia utilizou mísseis balísticos e drones a jato para realizar novos ataques contra a infraestrutura energética ucraniana. Ele observou que, mais uma vez, Kiev não recebeu nenhum aviso prévio sobre o ataque por parte de países parceiros que, no passado, costumavam compartilhar esse tipo de informação de inteligência.
O presidente dos EUA, Donald Trump, afirma que Washington não interrompeu o fornecimento de informações de inteligência a Kiev; o secretário de Estado americano, Marco Rubio, reiterou essa posição nesta segunda-feira e declarou que não possuía informações sobre o ataque russo ocorrido na noite anterior.
O compartilhamento de informações de inteligência por parte do Ocidente tem ajudado a Ucrânia a enfrentar os devastadores mísseis balísticos russos e a conter a invasão de Moscou, que teve início há mais de quatro anos e meio.
Zelenski enfrenta as repercussões de medidas recentes tomadas pelos EUA que beneficiam o presidente russo, Vladimir Putin - incluindo a suspensão de sanções dos EUA contra Moscou e a assinatura de um acordo para a importação de diesel russo.
Paralelamente, restrições ao uso, pela Ucrânia, da versão militar do serviço de internet via satélite Starlink - da empresa americana SpaceX - prejudicaram as operações com drones ucranianos, segundo Zelenski. Além disso, a escassez severa de sistemas de defesa aérea Patriot, de fabricação americana, deixou a Ucrânia mais vulnerável. Fonte: Associated Press.
Mais lidas
-
1COMPORTAMENTO
Apartamento, jatinhos e festa: O que o caso Yasmin Brunet e Vorcaro revela sobre a dinâmica dos relacionamentos sugar
-
2A CONTA NÃO FECHA
Pastor em Delmiro, salário em Maceió: folha aponta jornada de 40 horas a 290 km de distância na prefeitura de JHC/Cunha
-
3CORREGEDORIA
CNJ convoca desembargador Fábio Ferrario para auxiliar em inspeção no TJ de Roraima
-
4SEGURANÇA PÚBLICA
Homem apontado como integrante de 'Equipe Caos' do CV no Morro do Fubá morre em confronto com PMs
-
5EXTREMISTA EXALTADO
Panelaço contra Flávio em Maceió termina com porteiro que participava do ato com moradores e vizinhos levado pela polícia; morador denunciou intimidação bolsonarista