Geral
Vendas do varejo crescem 0,1% em agosto ante julho, aponta IBGE
Resultados abaixo das expectativas dos analistas
As vendas do comércio varejista subiram 0,1% em agosto ante julho, na série com ajuste sazonal, após queda de 0,8% em julho de 2026, informou nesta quinta-feira, 15, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O resultado veio abaixo da mediana das estimativas dos analistas do mercado financeiro ouvidos pelo Projeções Broadcast, que esperavam alta de 0,7%, com perspectivas que variavam de um recuo de 0,3% a um aumento de 1,9%.
Na comparação com agosto de 2025, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 0,4% em agosto de 2026. Nesse confronto, as projeções iam de um crescimento de 0,6% a 3,0%, com mediana de 1,6%.
As vendas do varejo restrito acumularam crescimento de 1,7% no ano, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em 12 meses, houve alta de 1,6%.
Varejo ampliado
Quanto ao varejo ampliado - que inclui as atividades de material de construção, veículos e atacado alimentício - as vendas caíram 0,2% em agosto ante julho, na série com ajuste sazonal. O resultado veio abaixo das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que esperavam um avanço de 1%, com intervalo entre uma alta de 0,1% e um aumento de 3,3%.
Na comparação com agosto de 2025, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram alta de 0,1% em agosto de 2026. Nesse confronto, as projeções variavam de uma elevação de 0,7% a uma expansão de 5,1%, com mediana positiva de 2%.
As vendas do comércio varejista ampliado acumularam alta de 1,7% no ano e aumento de 1,4% em 12 meses.
Média móvel
Segundo o IBGE, o índice de média móvel trimestral das vendas do comércio varejista restrito teve queda de 0,1% em agosto.
No varejo ampliado, o índice de média móvel trimestral das vendas caiu 0,3% no mês.
Mais lidas
-
1POLÍTICA
Lista dos deputados federais eleitos no Rio de Janeiro (RJ)
-
2BATE-ESTACA
Quem sai de 'A fazenda' hoje? Ariela, Renê e Thaíde estão na roça, e disputa fica entre os homens, diz enquete
-
3POLÍTICA
Memes não se tornam votos: Menina da Bota, Caneta Azul e Inês Brasil têm pouco mais de 20 mil e não se elegem
-
4A CONTA NÃO FECHA
Pastor em Delmiro, salário em Maceió: folha aponta jornada de 40 horas a 290 km de distância na prefeitura de JHC/Cunha
-
5ELEIÇÕES 2026
Renan Filho venceu em 71 municípios; JHC conquistou o Governo de Alagoas com 31 cidades