Geral

33º Festival Municipal de Bumba Meu Boi reúne mais de 30 grupos neste fim de semana em Maceió

Evento acontece nos dias 16, 17 e 18 de outubro, no estacionamento do Jaraguá, com programação gratuita

Prefeitura de Maceió 14/10/2026
33º Festival Municipal de Bumba Meu Boi reúne mais de 30 grupos neste fim de semana em Maceió
Festival Municipal de Bumba Meu Boi reúne grupos de cultura popular em Maceió.

A tradição, a criatividade e a força da cultura popular alagoana vão tomar conta do bairro de Jaraguá, neste fim de semana. Nos dias 16, 17 e 18 de outubro, o estacionamento do bairro recebe o 33º Festival Municipal de Bumba Meu Boi, promovido pela Prefeitura de Maceió e Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), em parceria com a Liga de Bumba Meu Boi de Alagoas. A competição reúne mais de 30 grupos e definirá os novos campeões das categorias de acesso e especial.

Durante três dias, os grupos entram na arena para apresentar espetáculos com coreografias, figurinos, músicas e alegorias que traduzem a diversidade e a riqueza da manifestação cultural. Além de movimentar o calendário de eventos da capital alagoana, o festival fortalece o trabalho dos brincantes e contribui para a preservação de uma das expressões mais tradicionais da cultura popular de Alagoas.

Segundo o prefeito Rodrigo Cunha, o festival reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização da cultura popular, além de gerar oportunidades para os artistas locais e ainda movimentar a economia criativa da cidade.

"O Bumba Meu Boi faz parte da história e da identidade cultural de Alagoas, e nós temos orgulho de manter essa tradição viva. Quando a gente apoia um festival como esse, também estamos criando oportunidades para artistas e fazedores da cultura, movimentando a economia e garantindo que as novas gerações conheçam e valorizem as nossas raízes. Queremos uma cidade que invista cada vez mais na cultura e dê espaço para que os nossos artistas mostrem sua força e seu talento", destacou.

Para o presidente da FMAC, Myriel Neto, o festival representa um momento importante para reconhecer o talento dos grupos e fortalecer as manifestações culturais que fazem parte da identidade do povo alagoano.

“O Festival de Bumba Meu Boi é uma celebração da nossa cultura popular, mas também é um momento de competição, de reconhecimento e de valorização do trabalho que cada grupo desenvolve durante todo o ano. Estamos falando de uma tradição que atravessa gerações e que merece cada vez mais espaço, incentivo e visibilidade. A Prefeitura de Maceió segue comprometida com o fortalecimento desses fazedores de cultura”, destaca Myriel.

Confira a programação:

Na sexta-feira (16), as apresentações começam às 18h, com os grupos Imperador, Gavião, Águia, Pacato, Xique-Xique, Pérola, Kimera, Anaconda e Portela.

No sábado (17), também a partir das 18h, se apresentam Garantido, Rottweiler, Águia de Ouro, Trovão, Dragão Kids, Divino, Águia Dourada, Pura Raça, Pantera e Lacrau.

Encerrando o festival, no domingo (18), a partir das 17h, entram na arena os grupos Escorpião, Treme Terra, Força Bruta, Africano, Cobra Negra, Axé, Fênix, Vingador, Tigre, Bumbá Alagoano, Dragão, Safary e Cão de Raça.

O 33º Festival Municipal de Bumba Meu Boi é uma realização da Prefeitura de Maceió, por meio da FMAC, em parceria com a Liga de Bumba Meu Boi de Alagoas, e tem entrada gratuita. A expectativa é reunir brincantes, torcedores e admiradores da cultura popular para acompanhar a competição.