Geral
Quem é o piloto que foi esfaqueado em voo entre Dubai e Israel e ajudou a impedir ataque
Smit Machchhar demonstrou coragem ao reagir a ataque em pleno voo.
O indiano Smit Machchhar ajudou a impedir nesta quarta-feira, 30, um ataque terrorista no avião que pilotava, que voava de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a Tel-Aviv, em Israel.
Mesmo tendo sido esfaqueado pelo copiloto, Machchhar conseguiu abrir a porta da cabine e pedir ajuda, o que permitiu que passageiros conseguissem chegar a tempo e impedir a queda do avião.
Machchhar trabalhou como piloto por 11 anos na companhia aérea doméstica indiana SpiceJet antes de ingressar na FlyDubai em 2022. No total, ele contabiliza cerca de 10 mil horas de voo e já exerceu funções como piloto, comandante sênior e instrutor.
A embaixada da Índia na Arábia Saudita informou que Machchhar estava sendo atendido em um hospital em Tabuk. "Nossa Embaixada em Riade e nosso Consulado em Jeddah têm acompanhado o estado de saúde do Sr. Smit Machchhar, o corajoso piloto indiano do voo da Flydubai que foi desviado para Tabuk hoje", diz um comunicado publicado pela embaixada indiana na internet.
"Ele está internado em um hospital na cidade de Tabuk, no noroeste da Arábia Saudita, e recebendo os cuidados médicos necessários", completa o texto.
Machchhar também foi amplamente elogiado pelo primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, nas redes sociais.
"Meus sinceros cumprimentos ao piloto indiano, capitão Smit Machchhar, por sua extraordinária bravura", escreveu Netanyahu. "Apesar de ter sido esfaqueado e gravemente ferido, ele reagiu, resistiu, abriu a porta da cabine e permitiu que os passageiros e a tripulação dominassem o agressor — evitando assim um desastre catastrófico em pleno voo. Ele salvou a vida de 174 pessoas, incluindo cidadãos israelenses e de outras nacionalidades. Desejo ao capitão Machchhar uma recuperação rápida e completa. Ele é um verdadeiro herói", concluiu o primeiro-ministro israelense.
Aproximadamente duas horas e meia após decolar de Dubai em direção a Tel-Aviv, o avião emitiu um alerta de emergência. O voo desceu abruptamente de 33 mil pés para 17 mil pés (de cerca de 10 mil metros para 5,1 mil metros) em um minuto, antes de fazer um círculo errático próximo à fronteira jordaniana e finalmente pousar em Tabuk, na Arábia Saudita, cerca de uma hora depois, de acordo com o Flightradar24.
Segundo Netanyahu, o copiloto tentou derrubar o avião e esfaqueou o piloto, mas passageiros conseguiram dominá-lo e realizar um pouso de emergência.
Mais lidas
-
1MÚSICA
Joelson dos Oito Baixos leva o forró pé-de-serra ao Giro das Tradições nesta terça-feira (22)
-
2SEGURANÇA PÚBLICA
Homem apontado como integrante de 'Equipe Caos' do CV no Morro do Fubá morre em confronto com PMs
-
3CULTURA
Rick e Renner: dupla que atravessou quatro décadas e teve separações e polêmicas ao longo da carreira
-
4CULTURA
Cantor Rick, da dupla com Renner, ostenta mansões nos Estados Unidos e interior de São Paulo; conheça
-
5DESASTRE CLIMÁTICO.
Poderoso furacão Polo castiga a costa do México enquanto Nolo se dirige para o Havaí.