Geral

'Diz nada com nada': Lula comenta relações com Trump e diz que Brasil está preparado para reação dos EUA às eleições

Presidente brasileiro destaca a necessidade de respeito à soberania nacional nas relações bilaterais.

Sputnik Brasil 30/09/2026
'Diz nada com nada': Lula comenta relações com Trump e diz que Brasil está preparado para reação dos EUA às eleições
Lula - Foto: Reprodução

'Diz nada com nada': Lula comenta relações com Trump e diz que Brasil está preparado para reação dos EUA às eleições. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que mantém uma relação de respeito com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a quem classificou como uma pessoa "sui generis". Segundo Lula, Trump "muitas vezes não diz nada com nada", mas tem mantido uma postura respeitosa nas relações entre os dois chefes de Estado.

"Ele foi eleito pelo povo americano. Eu vou ser eleito pelo povo brasileiro. Ele não precisa gostar de mim. Só tem que ter uma relação civilizada, respeitando a soberania do Brasil", disse. Lula também afirmou que adota a mesma postura com diferentes governos e citou uma frase de Chico Buarque para definir sua política externa: "Eu nem falo grosso com a Bolívia, nem falo fino com os Estados Unidos".

Ao comentar a postura de países sul-americanos, Lula criticou o que chamou de "complexo de vira-lata" de parte da classe política da região. Segundo ele, há pessoas que passam a vida esperando que algum país rico apareça para ajudá-las: "Não vai aparecer".


Por Sputinik Brasil