Geral
'A vida obrigará' os EUA a abandonar sua abordagem unilateral, diz Lavrov
Ministro russo destaca a necessidade de diálogo em pé de igualdade.
Os EUA buscam defender seus interesses unilaterais no cenário internacional, mas a realidade os obrigará a manter contato com outros atores globais, como a Rússia e a China, e a considerar o que é melhor para ambos os lados, declarou o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, durante a XXIII edição do Clube Valdai.
"Eu disse 'a vida os obrigará [os EUA] a isso', mas a vida está apenas começando. Tenham paciência. Todas as nossas propostas sobre como conduzir as relações na arena internacional foram repetidamente apresentadas pelo presidente [russo Vladimir Putin]", lembrou Lavrov à Sputnik na XXIII edição do Clube Valdai de Discussões Internacionais.
De acordo com o chanceler russo, a Rússia defende um diálogo honesto em pé de igualdade, levando em consideração os interesses de todas as partes. No entanto, observou que os EUA estão tentando priorizar seus próprios interesses em sua política atual.
"Mas o fato de os EUA serem forçados a manter contatos com países como a Federação da Rússia e a República Popular da China, e de, no âmbito desses contatos, serem discutidas medidas que atendam aos interesses de ambas as partes, é precisamente o que eu quis dizer com o conceito de 'a vida forçará isso'", acrescentou.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia esclareceu que Moscou e Washington ainda não realizaram contatos sobre os "pontos de discórdia".
"Acordamos com [o secretário de Estado dos EUA] Marco Rubio que isso acontecerá em breve", explicou.
Os especialistas ainda precisam chegar a um acordo sobre as datas específicas e o local exato, explicou.
Lavrov também alertou que a Europa está em guerra com a Rússia.
"Não tenho dúvidas de que esta é uma guerra que a Europa está travando contra nós. Já falamos sobre isso há muito tempo", continuou o diplomata russo.
Comentando os planos da Polônia de instalar uma fábrica de mísseis Patriot em seu território, Lavrov pediu um exame minucioso da doutrina militar da Rússia.
"A este respeito, temos uma doutrina militar que o presidente [russo Vladimir Putin] tem citado repetidamente. Exortamos a um estudo aprofundado da seção relevante deste documento vital", enfatizou Lavrov.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1MÚSICA
Joelson dos Oito Baixos leva o forró pé-de-serra ao Giro das Tradições nesta terça-feira (22)
-
2SEGURANÇA PÚBLICA
Homem apontado como integrante de 'Equipe Caos' do CV no Morro do Fubá morre em confronto com PMs
-
3CULTURA
Rick e Renner: dupla que atravessou quatro décadas e teve separações e polêmicas ao longo da carreira
-
4CULTURA
Cantor Rick, da dupla com Renner, ostenta mansões nos Estados Unidos e interior de São Paulo; conheça
-
5INCLUSÃO DIGITAL
Ministério das Comunicações autoriza novos canais de TV aberta em dois municípios de Alagoas