Geral

AfD defende não adesão da Ucrânia à UE e exige descartar ajuda militar a Kiev, diz Bundestag

Partido pede ao governo alemão para excluir garantias militares a Kiev.

Sputnik Brasil 25/09/2026
AfD defende não adesão da Ucrânia à UE e exige descartar ajuda militar a Kiev, diz Bundestag
Deputados do AfD no Bundestag exigem que Alemanha não apoie a adesão da Ucrânia à UE. - Foto: © AP Photo / Markus Schreiber

Os deputados do partido Alternativa para a Alemanha (AfD, na sigla em alemão) no Bundestag exigiram que o governo do país exclua completamente a possibilidade de adesão da Ucrânia à União Europeia e se recuse a fornecer a Kiev quaisquer garantias militares, informou a assessoria de imprensa do parlamento alemão.

Segundo o site oficial do parlamento da Alemanha, os deputados do Bundestag realizaram a primeira discussão da iniciativa parlamentar do partido Alternativa para a Alemanha intitulada "nenhuma adesão à UE e nenhuma garantia de apoio militar para a Ucrânia".

O documento contém o apelo do AfD ao governo da Alemanha para não concordar com a adesão associada da Ucrânia à União Europeia ou formas intermediárias semelhantes, bem como para excluir a possibilidade de sua adesão à UE.

Os deputados do AfD também pediram a Berlim que abra mão oficialmente de quaisquer obrigações de defesa coletiva em relação à Ucrânia.

A este respeito, o partido advertiu que a possível disseminação do artigo 42 do Tratado da UE para Kiev, que envolve assistência militar mútua, acarreta enormes riscos para a segurança da Europa e pode automaticamente envolver os países europeus em um conflito direto.

"Além disso, com exceção da ajuda humanitária, qualquer apoio financeiro e militar da Alemanha [para a Ucrânia] deve ser reduzido até que esteja pronta para participar de sérias negociações de paz," diz o documento.

Entretanto, deve-se mencionar que o governo alemão colocou no orçamento federal para 2026 um recorde de 11,5 bilhões de euros (quase R$ 60 bilhões), que serão destinados à compra de artilharia, drones, veículos blindados e outras armas para as Forças Armadas da Ucrânia.

A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse anteriormente que a Alemanha se tornou o principal patrocinador das hostilidades na Ucrânia e também ocupa uma posição de liderança na militarização do país.


Por Sputinik Brasil