Geral

Quem vai investigar acidente de helicóptero que matou Rick e amigo de Neymar?

Inquérito é instaurado após a queda da aeronave em Santa Catarina

Estadao Conteudo 22/09/2026
Quem vai investigar acidente de helicóptero que matou Rick e amigo de Neymar?
O cantor Rick - Foto: Reprodução / Instagram

Após equipes de resgate encontrarem o helicóptero que levava o cantor Rick em uma região montanhosa de Santa Catarina, a Polícia Civil do Estado instaurou inquérito nesta terça-feira, 22, para investigar as circunstâncias do acidente.

Além do artista sertanejo, estavam na aeronave o empresário Bruno Avelar, ligado ao jogador Neymar e ao candidato à presidência da República Augusto Cury, o videomaker Paulo Soares, o piloto Antônio e o copiloto Leopoldo. Todos morreram. A polícia irá averiguar a possível existência de conduta humana dolosa ou culposa que possa ter contribuído para a queda da aeronave.

A investigação da polícia terá caráter subsidiário em relação à apuração do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão da Força Aérea Brasileira (FAB) especializado na investigação técnica de acidentes aéreos e na identificação de suas causas.

A FAB informou que acionou o Cenipa e seu órgão regional, o Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa V), para a realização da Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave PP-MGR, em Urubici (SC).

Essa investigação não visa a responsabilização criminal, mas sim evitar a ocorrência de novos acidentes aéreos semelhantes.

A Força Aérea afirmou que a investigação será concluída no menor tempo possível, considerando a complexidade da ocorrência.

Caminhada de três horas até o local da queda

Para chegar ao local do acidente em Santa Bárbara, foi necessária uma caminhada de três horas, conforme informou a tenente-coronel Heloísa Helena Battisti, comandante do 5º Batalhão de Bombeiros Militar do Estado.

A aeronave partiu de Porto Belo em direção ao município de São Joaquim na tarde de segunda-feira, 21, e desapareceu na região montanhosa de Urubici, que estava sob alerta para fortes tempestades.

A tenente-coronel detalhou: "O local de queda é de difícil acesso. As viaturas param em um local e depois é necessário caminhar aproximadamente 3 horas até os destroços. A aeronave Arcanjo 03 apontou para o ponto de queda, e a equipe de solo confirmou a localização".

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), tanto Urubici, onde as buscas foram iniciadas, quanto a área próxima a São Joaquim, onde foi registrado o último sinal da aeronave, estavam sob aviso meteorológico de "grande perigo" para tempestades até o fim de segunda-feira.

O alerta previa chuvas superiores a 100 milímetros por dia e ventos intensos acima de 100 km/h, além da possibilidade de granizo. O Inmet também destacou grande risco de danos em edificações, interrupções no fornecimento de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e problemas no transporte rodoviário.

Rick e Bruno tinham almoço com o prefeito de São Joaquim

Rick Sollo e Bruno Avelar tinham um almoço marcado para as 12h de segunda-feira com o prefeito de São Joaquim, José Teodoro de Sena Amaral (PL), conhecido como Dorinho, na Vinícola Leone di Venezia. O estabelecimento confirmou a reserva e manifestou pesar pelo ocorrido.

O prefeito informou que o destino posterior da visita era o condomínio Morada dos Vinhos. No site do local, Rick aparece no banner principal da página. "O almoço era para eu conhecer o Bruno. Toda a parte burocrática do Morada já estava finalizada. Ele seria um possível investidor", disse José Teodoro ao Estadão.

De acordo com o prefeito, o empreendimento prevê obras de construção, pavimentação e iluminação, além de uma estrutura com águas termais.