Geral
Lula critica ingerência externa e envia recados aos EUA
Presidente discursa na 81ª Assembleia Geral da ONU
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou durante o discurso na 81ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) que o mundo voltou a presenciar uma ingerência externa nas eleições. Lula, porém, não fez uma denúncia explícita da atuação dos Estados Unidos perante o pleito presidencial brasileiro.
"A democracia está novamente em xeque, voltamos a presenciar a ingerência externa em processos eleitorais. A divisão do mundo em zonas de influência e investidas neocoloniais por recursos estratégicos constituem gestos anacrônicos", disse o presidente.
Lula também mandou recados aos Estados Unidos no combate ao crime organizado, meses após Washington classificar as facções criminosas Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas. O presidente disse que o Brasil não vai "terceirizar responsabilidades" para enfrentar os grupos e que o país não precisa de "porta-aviões".
"As pessoas estão cansadas da violência, mas não vamos terceirizar a responsabilidade de defender nossas fronteiras e de garantir à população o direito de viver sem medo. Não precisamos de porta-aviões vigiando nossas águas", declarou Lula.
Além disso, trazendo um mote local para a ONU, o presidente também declarou que o combate à corrupção seguirá no Brasil sendo feito "doa a quem doer". Lula também denunciou que há pressão de multinacionais para a privatização do Pix.
"Não vamos ceder às pressões de multinacionais que querem privatizar o nosso PIX, uma infraestrutura de pagamentos pública e gratuita que fez da inclusão financeira uma realidade para milhões de brasileiros", disse.
Mais lidas
-
1MÚSICA
Joelson dos Oito Baixos leva o forró pé-de-serra ao Giro das Tradições nesta terça-feira (22)
-
2POLÍTICA
Gilmar Mendes envia advogado de confiança para falar com Flávio Bolsonaro
-
3SEGURANÇA PÚBLICA
Homem apontado como integrante de 'Equipe Caos' do CV no Morro do Fubá morre em confronto com PMs
-
4CULTURA
Rick e Renner: dupla que atravessou quatro décadas e teve separações e polêmicas ao longo da carreira
-
5ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas