Geral
Trump anuncia força militar dedicada à IA para combater ameaças à indústria nos EUA
Iniciativa segue modelo da Força Espacial e visa proteger setor tecnológico.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (19) a criação de uma força militar dedicada à inteligência artificial para combater o que classificou como ameaças à indústria do setor no país.
Segundo o republicano, a iniciativa seguirá o modelo da Força Espacial, criada durante seu primeiro mandato, e terá um líder que será anunciado em breve.
Em uma publicação nas redes sociais, Trump acusou os democratas de promoverem uma série de "boatos" com o objetivo de "destruir" os Estados Unidos e citou entre eles críticas à inteligência artificial. O presidente afirmou que não permitirá ações que, em sua avaliação, levem à "dizimação ou destruição" do setor.
Trump também mencionou os ataques contra data centers e afirmou que as críticas à infraestrutura perderam força depois que comunidades perceberam os benefícios econômicos trazidos por essas instalações, como salários mais altos, impostos mais baixos e maior segurança nas ruas.
"Nós não vamos, de forma alguma, dificultar ou sufocar o crescimento dessa indústria extraordinária. Pelo contrário, vamos valorizá-la, ajudá-la e acompanhá-la enquanto cresce. No entanto, também vamos procurar identificar o que for ruim, e podemos fazer isso facilmente com nosso sistema de Justiça Criminal e Civil já existente", escreveu.
Ao anunciar a nova estrutura, Trump afirmou que somente pessoas com "QI elevado" deveriam se candidatar ao cargo de "czar" da IA e classificou a Força Espacial como um "enorme sucesso" de seu primeiro mandato.
O presidente também comparou a inteligência artificial à Revolução Industrial e à internet e afirmou que a tecnologia poderá representar até 25% do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos.
"A IA é a próxima Revolução Industrial, ou a próxima Internet, mas será ainda maior e terá um impacto ainda mais significativo, podendo representar até 25% do PIB do nosso país", acrescentou.
Trump encerrou a publicação afirmando que os Estados Unidos estão à frente da China e do restante do mundo no setor e que pretende manter essa posição.
Mais lidas
-
1POLÍTICA
Gilmar Mendes envia advogado de confiança para falar com Flávio Bolsonaro
-
2ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
3ESPORTE
Luta nascida na União Soviética ganha o Ocidente; modalidade mistura judô, jiu-jitsu e wrestling
-
4RECONHECIMENTO
Zico recebe título de Doutor Honoris Causa com beca nas cores do Flamengo
-
5SEGURANÇA PÚBLICA
Homem apontado como integrante de 'Equipe Caos' do CV no Morro do Fubá morre em confronto com PMs