Geral

Iplam participa de debate sobre tendências do mercado imobiliário

Evento reuniu incorporadoras, corretores, investidores e construtoras para discutir projeções do setor imobiliário para os próximos meses

02/06/2026
Iplam participa de debate sobre tendências do mercado imobiliário
Alessandro Lemos representa o Iplam em debate sobre tendências do mercado imobiliário em Maceió. - Foto: Ascom Iplam.

O Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental de Maceió (Iplam) marcou presença na edição do Panorama de Mercado, promovida pelo Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon-AL) nesta segunda-feira (1). O órgão foi representado pelo secretário-presidente, Alessandro Lemos, em um encontro que reuniu incorporadoras, corretores, investidores, construtoras e outros profissionais do setor imobiliário.

Com o tema “Quais são as expectativas, comportamentos e movimentos que devem impactar o mercado imobiliário nos próximos meses?”, o evento teve como objetivo analisar cenários e discutir tendências capazes de influenciar o desenvolvimento urbano e econômico de Maceió.

O debate dialogou diretamente com as diretrizes do Plano Diretor de Maceió e com as estratégias de planejamento conduzidas pelo Iplam. A presença do instituto reforça a importância da integração entre o poder público e o setor produtivo na construção de uma cidade alinhada às transformações do mercado.

Durante o encontro, foram apresentados estudos e projeções sobre comportamento de consumo, dinâmica econômica e perspectivas do setor imobiliário — fatores que impactam decisões, atração de investimentos e o planejamento de novos empreendimentos.

Segundo o secretário-presidente Alessandro Lemos, as discussões promovidas pelo Panorama de Mercado são essenciais para aprimorar as ações de planejamento urbano desenvolvidas pelo Iplam.

“Os dados debatidos no encontro são fundamentais para que possamos desempenhar a atividade de planejamento da cidade de Maceió de forma cada vez mais eficiente. Com essa participação, reafirmamos o compromisso do Iplam em colaborar com o setor da construção civil e com o desenvolvimento urbano sustentável”, destacou Lemos.