Geral
Voos entre Brasil e Portugal são cancelados devido à greve geral no país europeu
Paralisação em Portugal afeta mais de 500 voos e prejudica passageiros brasileiros; TAP e Azul anunciam cancelamentos.
Uma greve geral marcada para quarta-feira, 3 de junho, em Portugal, deverá impactar significativamente os voos entre o país europeu e o Brasil. A paralisação, organizada pela Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP), é um protesto contra mudanças na legislação trabalhista portuguesa e deve atingir setores essenciais como saúde, transportes, educação e, especialmente, a aviação.
O Aeroporto de Lisboa orientou os passageiros a consultar o estado dos seus voos diretamente com as companhias aéreas antes de se dirigirem ao terminal, devido à incerteza provocada pela greve.
De acordo com o jornal português Eco , o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) estima que mais de 500 voos programados para quarta-feira possam ser afetados. Além disso, as viagens previstas para datas próximas à paralisação também deverão sofrer impactos.
A TAP Air Portugal informou, em comunicado, que realizará apenas 79 voos na quarta-feira, dos quais 17 terão como origem ou destino o Brasil, incluindo aeroportos no Distrito Federal, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo.
“A TAP está a contactar todos os clientes com voos cancelados e que ainda não alteraram as suas reservas, para que sejam feitos, em conjunto, as melhores alternativas de viagem”, comunicou a empresa, sem detalhar o número exato de cancelamentos. “Lamentamos todos os inconvenientes que decorram esta situação e estamos a trabalhar intensivamente para mitigar os transtornos que a mesma possam provocar aos nossos clientes.”
A Azul também anunciou o cancelamento de quatro voos: AD8750 (Campinas-Lisboa) e AD8900 (Viracopos-Lisboa), programados para sair do Brasil na terça-feira, 2, e AD8751 (Lisboa-Campinas) e AD8901 (Lisboa-Viracopos), com retorno ao Brasil no dia seguinte. “Os clientes impactados estão sendo informados. A Azul lamenta a situação, totalmente alheia à sua vontade, e reforça que trabalha para minimizar possíveis impactos”, afirmou a companhia.
Procurada, a Latam informou que está apurando os efeitos da greve sobre seus voos.
A paralisação coincide com a realização da Semana do Brasil em Lisboa, evento que ocorre entre 27 de maio e 3 de junho e inclui o Fórum de Lisboa.
Mais lidas
-
1INFRAESTRUTURA
Paulo Dantas anuncia triplicação da rodovia entre Maceió e Barra de São Miguel
-
2DIREITOS TRABALHISTAS
Quando começa a valer a escala 5x2?
-
3JULGAMENTO DO CASO HENRY BOREL
Filha de ex-namorada de Jairinho relata agressões sofridas na infância
-
4EDUCAÇÃO
Vestibular Unicamp 2027: confira os temas mais recorrentes na prova
-
5ATAQUE NA PRAIA DE PIEDADE
Menino de 11 anos é atacado por tubarão e passa por cirurgia em Pernambuco