Geral
Trump ameaça Cuba para desviar foco de crises internas, afirma diplomata
Ex-embaixador da União Europeia sugere que ações dos EUA contra Cuba buscam distrair de desafios domésticos e do Irã
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem ameaçado promover uma mudança de governo em Cuba como forma de desviar a atenção dos problemas internos e da operação norte-americana no Irã. A afirmação foi feita pelo diplomata austríaco e ex-embaixador da União Europeia, Klemens Fischer, em entrevista à revista alemã Focus.
“Considerando a situação no Irã, surge a questão: faz algum sentido uma mudança de governo em Cuba? [...] Acredito que Trump encontrou uma nova ocupação para distrair de seus problemas internos”, avaliou Fischer.
Segundo o diplomata, Trump pode repensar suas atitudes, já que durante a campanha presidencial prometeu evitar o envolvimento dos Estados Unidos em conflitos externos.
“Ele pode tentar justificar isso dizendo que não está realmente conduzindo guerras, mas deseja estabelecer regimes humanos”, explicou Fischer.
Na última quinta-feira (6), Trump declarou que os Estados Unidos pretendem primeiro resolver a questão com o Irã e, em seguida, tratar de Cuba.
Cuba enfrenta atualmente uma crise de combustível, agravada desde o decreto de Trump em 29 de janeiro. O governo cubano alega que, por meio de um bloqueio energético, os EUA buscam sufocar a economia do país caribenho e tornar as condições de vida de sua população insustentáveis.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1LUTO NA TELEDRAMATURGIA
Morre Dennis Carvalho, ator e diretor de clássicos como “Vale Tudo” e “Fera Ferida”, aos 78 anos
-
2TEMPO INSTÁVEL
Chuva forte alaga Paraty, deixa moradores ilhados e pertences submersos; veja vídeo
-
3MEMÓRIA
Jaqueta de Dinho, dos Mamonas Assassinas, é encontrada intacta em exumação
-
4DEFESA ESTRATÉGICA
Estados Unidos testam míssil intercontinental Minuteman III com sucesso
-
5ESTADUAL
CRB e ASA voltam a decidir o Alagoano pela quinta vez consecutiva; FAF define datas e locais