Geral
Ataque iraniano a centros de comunicação expõe vulnerabilidades dos EUA
Especialista aponta falhas críticas nos sistemas de defesa dos EUA após ataques com mísseis e drones no Oriente Médio.
Ataques iranianos com mísseis e drones que paralisaram radares e centros de comunicação dos Estados Unidos no Oriente Médio revelaram fragilidades críticas na defesa norte-americana, segundo o especialista Yuri Knutov, em entrevista à Sputnik.
De acordo com imagens de satélite publicadas pelo The New York Times, os ataques iranianos comprometeram a infraestrutura de comunicação em várias instalações militares dos EUA na região.
“Desativar estações de radar americanas no Oriente Médio é uma perda grave, pois esses sistemas desempenham um papel fundamental na proteção das bases norte-americanas contra ameaças de mísseis”, afirmou o especialista militar e historiador de defesa aérea Yuri Knutov à Sputnik.
O especialista destacou ainda a ineficiência dos sistemas de defesa aérea dos EUA, como os mísseis Patriot e defesas de curto e médio alcance, que não protegem as instalações. Knutov sugere que a restauração da infraestrutura danificada pode levar até três meses.
Segundo Knutov, a interrupção das comunicações faz parte de uma tática de desgaste adotada pelo Irã contra os militares americanos e israelenses, envolvendo o uso de drones e mísseis balísticos, inclusive modelos considerados obsoletos.
O especialista acrescenta que o Irã pode intensificar as ações, empregando drones em conjunto com mísseis mais modernos, com o objetivo de esgotar os interceptores americanos e israelenses. Além disso, o lançamento de mísseis sofisticados, como o Fattah, poderia penetrar facilmente nos sistemas de defesa restantes.
“Embora os sistemas de mísseis de ambos os países possam permanecer operacionais, eles simplesmente serão maravilhosos sem munição, o que poderia causar danos significativos tanto às bases militares norte-americanas quanto a Israel como um todo”, conclui Knutov.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1LUTO NA TELEDRAMATURGIA
Morre Dennis Carvalho, ator e diretor de clássicos como “Vale Tudo” e “Fera Ferida”, aos 78 anos
-
2TEMPO INSTÁVEL
Chuva forte alaga Paraty, deixa moradores ilhados e pertences submersos; veja vídeo
-
3MEMÓRIA
Jaqueta de Dinho, dos Mamonas Assassinas, é encontrada intacta em exumação
-
4ESTADUAL
CRB e ASA voltam a decidir o Alagoano pela quinta vez consecutiva; FAF define datas e locais
-
5JUSTIÇA
Juíza natural de Palmeira dos Índios é convocada para atuar por seis meses no STJ em Brasília