Geral

Turquia afirma que Otan interceptou míssil iraniano antes de atingir seu espaço aéreo

Ministério da Defesa turco relata que projétil foi neutralizado por sistemas da Otan no Mediterrâneo Oriental. Fragmentos caíram na província de Hatay, sem vítimas.

04/03/2026
Turquia afirma que Otan interceptou míssil iraniano antes de atingir seu espaço aéreo
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Um míssil balístico disparado do Irã foi interceptado pelos sistemas de defesa aérea e antimísseis da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) após cruzar os espaços aéreos do Iraque e da Síria, seguindo em direção à Turquia. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 4, pelo Ministério da Defesa Turco.

De acordo com o comunicado, o projeto foi detectado enquanto se aproximava do espaço aéreo turco e acabou neutralizado por sistemas de defesa aérea e antimísseis da Otan posicionados no Mediterrâneo Oriental.

A massa informou ainda que fragmentos caíram no distrito de Dörtyol, na província de Hatay, e pertencem ao míssil utilizado na interceptação.

“Foi determinado que o fragmento de munição que caiu no distrito de Dörtyol pertence ao projeto de defesa aérea utilizado na interceptação, após a destruição da ameaça no ar”, detalhou o ministério.

Segundo o governo turco, não houve mortos ou feridos no incidente.

O Ministério da Defesa reforçou que a capacidade do país para garantir sua segurança "está no mais alto nível" e destacou que Ancara apoia a estabilidade e a paz regional, mas está pronta para proteger seu território diante de qualquer ameaça. “Todas as medidas permitidas para defender o nosso território e o nosso espaço aéreo serão tomadas com firmeza e sem hesitação”, acrescentou.

A Turquia também alertou sobre o risco de ampliação do conflito no Oriente Médio e afirmou que continuará mantendo consultas com a Otan e outros aliados.

O episódio ocorre em meio à escalada do conflito entre Irã, Estados Unidos e Israel, que chega ao quinto dia.

Nesta quarta-feira, explosões foram registradas em Teerã, enquanto Israel iniciou suas defesas aéreas para interceptar novos mísseis iranianos. Segundo autoridades iranianas, mais de mil pessoas já morreram no país desde o início da guerra.