Geral
Aviões de guerra israelenses disparam mais de 4 mil munições contra o Irã em quatro dias
Força Aérea de Israel destruiu cerca de 300 lançadores de mísseis e atacou dezenas de alvos do Hezbollah; escalada preocupa comunidade internacional.
A Força Aérea de Israel disparou ao menos 4.000 munições contra o Irã nos últimos quatro dias de conflito, segundo comunicado divulgado nesta terça-feira (3). Desde o início da operação conjunta com os Estados Unidos, aproximadamente 300 lançadores de mísseis foram destruídos.
"A Força Aérea Israelense atingiu dezenas de locais de lançamento e desmantelou aproximadamente 300 lançadores de mísseis; desde o início da operação, foram empregadas 4.000 munições em todo o território iraniano", informaram as Forças de Defesa de Israel (FDI).
Somente nas últimas 24 horas, centenas de caças e aeronaves teriam atingido centenas de alvos no Irã e no Líbano, de acordo com os militares israelenses.
Em meio à escalada das tensões no Oriente Médio, as FDI também comunicaram que pelo menos 60 alvos ligados ao Hezbollah, no sul do Líbano, foram atacados, incluindo depósitos de armas, lançadores de foguetes e centros de comando.
Mais cedo, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, alertou para os riscos à estabilidade nuclear global diante do agravamento do conflito na região. "A ameaça à segurança nuclear mundial em relação ao conflito no Oriente Médio está se agravando e aumentando", afirmou.
Segundo Lavrov, tanto a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) quanto serviços de inteligência dos EUA confirmaram que o Irã não tentou produzir armamento nuclear. O chanceler russo destacou ainda a necessidade de um debate profundo sobre o papel dos Estados Unidos no cenário internacional e sua relação com outras potências nucleares.
No último sábado (28), Estados Unidos e Israel lançaram ataques contra alvos no Irã, inclusive na capital Teerã, causando danos e vítimas civis. O Irã retaliou com ofensivas contra o território israelense e bases militares norte-americanas no Oriente Médio.
A ofensiva contra o Irã ocorreu enquanto negociações nucleares mediadas por Omã estavam em andamento em Genebra.
Mais lidas
-
1LUTO NA TELEDRAMATURGIA
Morre Dennis Carvalho, ator e diretor de clássicos como “Vale Tudo” e “Fera Ferida”, aos 78 anos
-
2TEMPO INSTÁVEL
Chuva forte alaga Paraty, deixa moradores ilhados e pertences submersos; veja vídeo
-
3MEMÓRIA
Jaqueta de Dinho, dos Mamonas Assassinas, é encontrada intacta em exumação
-
4ESTADUAL
CRB e ASA voltam a decidir o Alagoano pela quinta vez consecutiva; FAF define datas e locais
-
5JUSTIÇA
Juíza natural de Palmeira dos Índios é convocada para atuar por seis meses no STJ em Brasília