Geral
Tribunais Eleitorais lançam cartilha sobre Educação Midiática e Informacional
Os Tribunais Regionais Eleitorais brasileiros, em uma ação unificada, lançaram a cartilha “Educação Midiática – Desvendando a Desinformação”, como parte da programação da Semana de Combate à Desinformação, que aconteceu de 23 de fevereiro a 2 de março em todo o país. O material está disponível nos portais institucionais dos Tribunais e será compartilhado durante eventos e palestras.
A iniciativa integra uma mobilização nacional - organizada pelas unidades de Comunicção - para enfrentar a circulação de notícias falsas e fortalecer a educação midiática junto à sociedade. Em todo o país, o objetivo é ampliar o acesso a informações confiáveis e estimular o pensamento crítico da população, especialmente entre jovens eleitores e eleitoras.
Produzida dentro da estratégia do Plano Nacional de Educação Midiática, a cartilha apresenta, em linguagem simples e acessível, orientações práticas para identificar conteúdos enganosos e evitar o compartilhamento de informações falsas. O material explica o que é desinformação, destaca seus impactos e reforça o papel da Educação Midiática e Informacional (EMI) como ferramenta essencial para a proteção da democracia.
Entre as orientações apresentadas estão a importância de verificar a fonte da informação, desconfiar de conteúdos sensacionalistas, comparar diferentes versões sobre o mesmo fato e recorrer a agências de checagem antes de compartilhar qualquer conteúdo.

Mais lidas
-
1LUTO NA TELEDRAMATURGIA
Morre Dennis Carvalho, ator e diretor de clássicos como “Vale Tudo” e “Fera Ferida”, aos 78 anos
-
2TEMPO INSTÁVEL
Chuva forte alaga Paraty, deixa moradores ilhados e pertences submersos; veja vídeo
-
3MEMÓRIA
Jaqueta de Dinho, dos Mamonas Assassinas, é encontrada intacta em exumação
-
4JUSTIÇA
Juíza natural de Palmeira dos Índios é convocada para atuar por seis meses no STJ em Brasília
-
5CARNAVAL 2026
Apuração da Série Ouro do Carnaval 2026 será nesta quinta-feira, a partir das 17h