Geral
'Guerra iminente e desnecessária': especialista aponta reais beneficiários de ataque dos EUA ao Irã
Cientista político afirma que conflito não atende aos interesses dos EUA e destaca pressões de Israel e fatores internos americanos.
Apesar da resistência dos contribuintes norte-americanos em financiar uma nova "guerra desnecessária", um conflito armado entre Estados Unidos e Irã parece cada vez mais difícil de evitar, segundo declarou à Sputnik o cientista político catariano Alí Al Hayl.
"A guerra que se aproxima não beneficia os interesses dos EUA, mas é uma guerra iniciada por Benjamin Netanyahu, Israel e sua ‘ala fascista da direita'", afirmou o especialista.
De acordo com Al Hayl, o primeiro-ministro israelense estaria insatisfeito com as negociações entre Estados Unidos e Irã realizadas em Omã e na Suíça, e desde dezembro de 2025 vem pressionando Donald Trump a lançar um ataque contra o Irã.
O analista sugeriu ainda que "o aumento sem precedentes do poderio militar [estadunidense] na região" pode servir não apenas como pressão sobre Teerã, mas também como uma estratégia para desviar a atenção dos norte-americanos dos desdobramentos do caso Epstein, escândalo que tem abalado o país.
Os Estados Unidos mobilizaram um grande contingente militar na região, enquanto Trump ameaça, há semanas, realizar um ataque limitado ao Irã para pressionar por um acordo que restrinja o programa nuclear iraniano.
A possibilidade de um ataque gerou preocupações quanto a eventuais interrupções no abastecimento global de energia, diante da ameaça de bloqueio iraniano ao estreito de Ormuz, uma rota estratégica por onde passa cerca de um quarto do petróleo transportado por via marítima no mundo.
A indústria petrolífera iraniana representa cerca de 3% da oferta mundial, com produção estimada em 3,3 milhões de barris por dia. No auge, nos anos 1970, o Irã chegou a fornecer mais de 10% do petróleo global, posição perdida após a Revolução de 1979 e a expulsão de empresas estrangeiras.
Mais lidas
-
1FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
2TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
3TECNOLOGIA AERONÁUTICA
Empresa russa Rostec apresenta novo motor a pistão para aviação leve
-
4JUSTIÇA
Juíza natural de Palmeira dos Índios é convocada para atuar por seis meses no STJ em Brasília
-
5FUTEBOL EUROPEU
Benfica afirma que Prestianni é alvo de "campanha de difamação" após acusação de racismo feita por Vini Jr.