Geral
Vietnã autoriza importação de gordura bovina do Brasil; Arábia Saudita libera heparina
Novos mercados ampliam oportunidades para a pecuária e a indústria farmacêutica brasileiras
O Brasil passa a contar com dois novos mercados para produtos de origem bovina: o Vietnã autorizou a importação de gordura bovina brasileira, enquanto a Arábia Saudita abriu seu mercado para a heparina bovina, anticoagulante amplamente utilizado em procedimentos clínicos. O anúncio foi feito em nota conjunta pelos ministérios da Agricultura e das Relações Exteriores, após a conclusão das negociações sanitárias nesta terça-feira (20).
Segundo o comunicado, o Vietnã, com população de cerca de 100 milhões de habitantes, é um dos principais destinos do agronegócio brasileiro. “As autoridades sanitárias vietnamitas confirmaram o aceite para a exportação de gordura bovina do Brasil, o que amplia e diversifica oportunidades para a cadeia pecuária brasileira”, destacaram os ministérios.
No último ano, o Brasil exportou aproximadamente US$ 3,5 bilhões em produtos agropecuários ao Vietnã, principalmente milho, complexo de soja, fibras e produtos têxteis.
Já na Arábia Saudita, o destaque é para a abertura do mercado de heparina bovina. O país, com cerca de 34 milhões de habitantes, importou mais de US$ 2,8 bilhões em produtos agropecuários brasileiros em 2023, com relevância para milho, carnes e itens do setor sucroalcooleiro.
Essas foram as primeiras conquistas de abertura de mercados para o agronegócio brasileiro em 2024, reforçando a expansão internacional dos produtos nacionais.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
3BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso
-
4ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
5TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano