Geral

Vietnã autoriza importação de gordura bovina do Brasil; Arábia Saudita libera heparina

Novos mercados ampliam oportunidades para a pecuária e a indústria farmacêutica brasileiras

21/01/2026
Vietnã autoriza importação de gordura bovina do Brasil; Arábia Saudita libera heparina
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O Brasil passa a contar com dois novos mercados para produtos de origem bovina: o Vietnã autorizou a importação de gordura bovina brasileira, enquanto a Arábia Saudita abriu seu mercado para a heparina bovina, anticoagulante amplamente utilizado em procedimentos clínicos. O anúncio foi feito em nota conjunta pelos ministérios da Agricultura e das Relações Exteriores, após a conclusão das negociações sanitárias nesta terça-feira (20).

Segundo o comunicado, o Vietnã, com população de cerca de 100 milhões de habitantes, é um dos principais destinos do agronegócio brasileiro. “As autoridades sanitárias vietnamitas confirmaram o aceite para a exportação de gordura bovina do Brasil, o que amplia e diversifica oportunidades para a cadeia pecuária brasileira”, destacaram os ministérios.

No último ano, o Brasil exportou aproximadamente US$ 3,5 bilhões em produtos agropecuários ao Vietnã, principalmente milho, complexo de soja, fibras e produtos têxteis.

Já na Arábia Saudita, o destaque é para a abertura do mercado de heparina bovina. O país, com cerca de 34 milhões de habitantes, importou mais de US$ 2,8 bilhões em produtos agropecuários brasileiros em 2023, com relevância para milho, carnes e itens do setor sucroalcooleiro.

Essas foram as primeiras conquistas de abertura de mercados para o agronegócio brasileiro em 2024, reforçando a expansão internacional dos produtos nacionais.