Geral

Israel inicia demolição de prédios da ONU em Jerusalém, denuncia comissário da UNRWA

Ação israelense contra instalações da UNRWA em Jerusalém Oriental é condenada por autoridades da ONU e eleva tensão internacional.

21/01/2026
Israel inicia demolição de prédios da ONU em Jerusalém, denuncia comissário da UNRWA
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Forças israelenses deram início à demolição de prédios pertencentes à Agência da ONU para Refugiados da Palestina no Oriente Médio (UNRWA), em Jerusalém Oriental ocupada. Segundo denúncia do comissário Philippe Lazzarini, escavadeiras entraram na sede da agência e começaram a destruir as instalações.

"O que acontece hoje com a UNRWA poderá acontecer amanhã com qualquer outra organização internacional ou missão diplomática, seja nos Territórios Palestinos Ocupados ou em qualquer parte do mundo", alertou Lazzarini, alto funcionário da ONU.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, classificou a ação como "um ataque sem precedentes" e "um novo nível de desafio aberto e deliberado ao direito internacional" por parte de Israel.

A demolição ocorre após uma série de medidas adotadas por Tel Aviv contra a UNRWA, incluindo a declaração de ilegalidade da agência, a invasão da sede em Jerusalém Oriental e a substituição da bandeira da ONU pela bandeira de Israel.

De acordo com a imprensa local, parlamentares israelenses e membros do governo, como o ministro da Segurança Nacional, Itamar Ben-Gvir, estiveram presentes no local. Ben-Gvir classificou o dia como "histórico".

Por Sputnik Brasil