Geral
Primeiro-ministro da Groenlândia alerta para possível ataque dos EUA
Jens-Frederik Nielsen afirma que uso da força é improvável, mas não pode ser descartado, e governo orienta população a se preparar.
O primeiro-ministro da Groenlândia, Jens-Frederik Nielsen, alertou para a possibilidade, ainda que remota, de um ataque militar dos Estados Unidos ao território. Em entrevista à rádio local KNR, Nielsen afirmou que "o uso da força é pouco provável, mas ainda não pode ser excluído", ressaltando a necessidade de o país estar preparado para todos os cenários.
O ministro das Finanças, Múte Egede, recomendou que a população mantenha alimentos e suprimentos para pelo menos cinco dias. Segundo Egede, o governo lançará uma campanha de informação com orientações e recomendações à população nos próximos dias.
As declarações ocorrem em meio à pressão dos EUA para uma possível incorporação da Groenlândia, proposta defendida publicamente pelo ex-presidente Donald Trump. A ideia foi rejeitada tanto pelas autoridades quanto pela população da ilha, além de ser amplamente desaprovada por países europeus.
Em resposta à recusa groenlandesa, Washington anunciou tarifas de 10% sobre produtos de oito países europeus, com previsão de aumento para 25% em junho, até a "conclusão total da aquisição".
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
3BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
5TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro terão isenção do imposto