Geral

Primeiro-ministro da Groenlândia alerta para possível ataque dos EUA

Jens-Frederik Nielsen afirma que uso da força é improvável, mas não pode ser descartado, e governo orienta população a se preparar.

Sputinik Brasil 20/01/2026
Primeiro-ministro da Groenlândia alerta para possível ataque dos EUA
Primeiro-ministro da Groenlândia alerta para risco de ataque dos EUA em meio a tensões diplomáticas. - Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

O primeiro-ministro da Groenlândia, Jens-Frederik Nielsen, alertou para a possibilidade, ainda que remota, de um ataque militar dos Estados Unidos ao território. Em entrevista à rádio local KNR, Nielsen afirmou que "o uso da força é pouco provável, mas ainda não pode ser excluído", ressaltando a necessidade de o país estar preparado para todos os cenários.

O ministro das Finanças, Múte Egede, recomendou que a população mantenha alimentos e suprimentos para pelo menos cinco dias. Segundo Egede, o governo lançará uma campanha de informação com orientações e recomendações à população nos próximos dias.

As declarações ocorrem em meio à pressão dos EUA para uma possível incorporação da Groenlândia, proposta defendida publicamente pelo ex-presidente Donald Trump. A ideia foi rejeitada tanto pelas autoridades quanto pela população da ilha, além de ser amplamente desaprovada por países europeus.

Em resposta à recusa groenlandesa, Washington anunciou tarifas de 10% sobre produtos de oito países europeus, com previsão de aumento para 25% em junho, até a "conclusão total da aquisição".