Geral

Até junho, Petrobras receberá parte das encomendas para ampliar frota, diz Magda

Presidente da estatal destaca retomada de encomendas após uma década e prevê entrega de navio ainda no primeiro semestre.

20/01/2026
Até junho, Petrobras receberá parte das encomendas para ampliar frota, diz Magda
Magda Chambriard - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, anunciou que até junho deste ano a estatal começará a receber parte das encomendas para ampliar sua frota, algo que não ocorria há dez anos. O anúncio foi feito durante visita ao estaleiro da Ecovix, em Rio Grande (RS), ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a contratação de novas embarcações.

Segundo Magda, estão em estudo mais nove embarcações para futura licitação, além de seis a oito novas plataformas de petróleo.

"O primeiro navio será entregue já no primeiro semestre deste ano, e, a partir dele, virão todos os outros. O porte dessa demanda, que chamamos de Programa Mar Aberto, é tão grandioso que impressiona pensar que, mesmo com todo esse potencial, a Petrobras ficou dez anos sem encomendar um único navio no Brasil", afirmou a executiva.

Além das encomendas ao estaleiro Ecovix, que incluem gaseiros e navios do tipo Handy (graneleiros), Magda destacou que outros estaleiros, localizados no Rio de Janeiro, Santa Catarina e, em breve, na Bahia e no Amazonas, também serão beneficiados. No total, a Petrobras já encomendou 48 embarcações pelo programa.

"O Amazonas é a novidade que apresentamos hoje. Eu queria que o presidente Lula tivesse ficado curioso quando mencionei o Amazonas, mas o Bacci se antecipou", comentou Magda durante discurso a trabalhadores do estaleiro.

De acordo com a presidente da Petrobras, a reativação da indústria naval pelo governo fez o número de empregos no setor saltar de 18 mil, em 2022, para 50 mil no final do ano passado.

Ao concluir sua fala, Magda anunciou ainda que, até o segundo semestre deste ano, a Petrobras entregará a primeira biorrefinaria do Brasil, após um investimento de R$ 6 bilhões na Refinaria Riograndense, também em Rio Grande.

"Se compararmos todas as refinarias do mundo e analisarmos nossos investimentos em ampliação e manutenção, estamos no topo em tecnologia e eficiência", concluiu Magda Chambriard.