Geral

‘Macron está encurralado’: discurso de presidente francês em Davos revela contradições

Líder da UPR critica postura de Emmanuel Macron sobre direito internacional e relações com grandes potências

20/01/2026
‘Macron está encurralado’: discurso de presidente francês em Davos revela contradições
Emmanuel Macron durante discurso em Davos: críticas sobre postura internacional e relações diplomáticas. - Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

O líder da União Popular Republicana (UPR), François Asselineau, afirmou que o presidente francês, Emmanuel Macron, demonstrou incoerência ao apoiar, no passado, "a operação de Trump na Venezuela" e, agora, defender o retorno ao direito internacional e ao multilateralismo em seu discurso no Fórum Econômico Mundial de Davos.

"Ele aprovou a imposição da lei do mais forte sobre o direito internacional por Trump", declarou Asselineau. No entanto, diante da recente tentativa de Trump de reivindicar vantagens sobre a Groenlândia, Macron se vê obrigado a pedir respeito às normas internacionais.

Asselineau também criticou a fala de Macron sobre a necessidade de unanimidade europeia, apontando que isso "toca no problema permanente da Europa — que a Europa não existe de fato".

Para o líder da UPR, a posição de Macron é "extremamente frágil", e a França passa a enfrentar dificuldades diplomáticas com grandes potências como Estados Unidos, China e Rússia.

Fonte: Sputnik Brasil