Geral
Lula critica Trump e diz que presidente dos EUA tenta 'governar o mundo' pelas redes sociais
Durante evento no Rio Grande do Sul, presidente brasileiro faz críticas inéditas a Donald Trump e questiona influência das redes sociais na política mundial.
Pela primeira vez, Lula direciona críticas diretas ao presidente dos Estados Unidos. O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, criticou abertamente Donald Trump nesta terça-feira (20), durante um evento do programa 'Minha Casa, Minha Vida' no Rio Grande do Sul. Lula afirmou que Trump tenta 'governar o mundo' por meio das redes sociais.
"Vocês já perceberam uma coisa, que o presidente Trump quer governar o mundo pelo Twitter? É fantástico. Todo dia ele fala uma coisa e todo dia o mundo fala da coisa que ele falou. Vocês acham que é possível? É possível tratar o povo com respeito se eu não olhar na cara de vocês, se eu achar que vocês são objetos, e não um ser humano", declarou Lula.
As críticas do presidente brasileiro a Trump são inéditas desde a retomada do diálogo diplomático formal entre Brasil e EUA, após o aumento de tarifas e a inclusão de políticos brasileiros na lista da Lei Magnitsky.
Lula também mencionou a postura dos Estados Unidos em relação à Venezuela, criticando a invasão norte-americana e o sequestro de Nicolás Maduro, e cobrou uma resposta mais contundente da comunidade internacional.
Antes de citar Trump, Lula já havia feito críticas ao uso excessivo das redes sociais e às plataformas de apostas on-line.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
3BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
5TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro terão isenção do imposto