Geral
Membro do BCE elogia Powell e destaca preocupação com independência do Fed
Joachim Nagel, do BCE, ressalta importância da autonomia dos bancos centrais e elogia atuação de Jerome Powell em painel no Fórum Econômico Mundial.
O integrante do conselho do Banco Central Europeu (BCE), Joachim Nagel, afirmou nesta terça-feira, 20, que nunca havia imaginado discutir a possibilidade de ameaça à independência do Federal Reserve (Fed). Segundo ele, é preciso ter extremo cuidado com a autonomia dos bancos centrais, especialmente no contexto atual.
Durante um painel no Fórum Econômico Mundial, em Davos, o também presidente do Deutsche Bundesbank comentou sobre a pressão enfrentada pelo presidente do Fed, Jerome Powell, e elogiou seu desempenho: “Powell vem fazendo um grande trabalho na condução da política monetária”, afirmou Nagel.
Ao abordar o cenário da zona do euro, Nagel destacou que o BCE está próximo de alcançar sua principal meta de estabilidade dos preços. No entanto, ele alertou para a necessidade de consolidação fiscal na região: “Estamos chegando ao ponto em que a consolidação fiscal será vital”, afirmou. O dirigente ressaltou ainda o desafio de haver apenas união monetária, sem uma união fiscal efetiva, e reforçou a importância do cumprimento das regras fiscais, mesmo diante de momentos extraordinários.
Para Nagel, é fundamental monitorar a direção dos orçamentos nacionais, lembrando que cada país da zona do euro tem clareza sobre seus próprios caminhos e responsabilidades.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
3BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
5TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro terão isenção do imposto