Geral

Ministro da Educação anuncia saída para atuar em campanhas de Lula e Elmano no Ceará

Camilo Santana deixa o MEC para se dedicar às reeleições de Lula à Presidência e de Elmano de Freitas ao governo do Ceará.

19/01/2026
Ministro da Educação anuncia saída para atuar em campanhas de Lula e Elmano no Ceará
Camilo Santana deixa o MEC para apoiar as campanhas de Lula e Elmano de Freitas em 2026. - Foto: © Bruna Araújo / Ministério da Educação

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta segunda-feira (19) que deixará o comando da pasta para se dedicar às campanhas eleitorais de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República e de Elmano de Freitas ao governo do Ceará. Ambos, filiados ao PT, buscam a reeleição em 2026.

Durante coletiva de imprensa em Brasília, Santana falou sobre seus planos para o próximo pleito, destacando a decisão de abrir mão do ministério para fortalecer a candidatura de seus aliados.

"Quero dizer claramente que o meu candidato, para quem eu vou trabalhar, será o Elmano de Freitas, para ser reeleito governador do Ceará, e o presidente Lula, para ser reeleito presidente deste país. [...] Eu não tenho dúvida de que a minha saída ou não jamais vai afetar o encaminhamento, o andamento das ações."

A saída de Santana ocorre em meio ao movimento de Ciro Gomes (PSDB-CE), que busca apoio de partidos de direita, incluindo o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro, para formar uma coalizão nas eleições estaduais.

Apesar de declarar apoio a Elmano de Freitas, pesquisas recentes apontam que Camilo Santana teria mais chances em um confronto direto com Ciro Gomes do que o atual governador.

Segundo levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado pela Folha de S.Paulo, Santana alcançaria 45% das intenções de voto contra 36,8% de Gomes. Já Elmano de Freitas aparece atrás de Ciro, com 33,2% contra 46%.

Por Sputinik Brasil