Geral
Von der Leyen critica tarifas de Trump e defende interesses mútuos entre UE e EUA
Presidente da Comissão Europeia afirma que medidas americanas prejudicam comércio e investimentos dos dois lados do Atlântico
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou nesta segunda-feira, 19, que as novas tarifas propostas pelos Estados Unidos em relação à Groenlândia contrariam os interesses comerciais e de investimento tanto da União Europeia quanto dos próprios norte-americanos.
Von der Leyen se reuniu com uma delegação bipartidária do Congresso dos EUA nos arredores do Fórum Econômico Mundial, em Davos. "Discutimos o comércio e os investimentos transatlânticos", destacou a presidente do braço executivo da UE em publicação na rede social X após o encontro.
Ela ressaltou ainda que reiterou às autoridades americanas a importância do respeito à soberania da Groenlândia e da Dinamarca, pontuando que esse é um aspecto fundamental para a relação entre europeus e norte-americanos.
No sábado, o presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou impor tarifas de 10% a oito países da região, em uma tentativa de pressionar a aquisição da ilha autônoma.
"A União Europeia segue pronta para trabalhar em estreita colaboração com os Estados Unidos, a Otan e outros aliados, em coordenação próxima com a Dinamarca, para avançar nossos interesses comuns de segurança", afirmou Von der Leyen.
Sobre a situação na Ucrânia, a presidente da Comissão Europeia explicou que o encontro com as autoridades americanas também teve como objetivo buscar uma "paz justa e duradoura" na região. Ela frisou a relevância das boas relações entre UE e EUA para garantir compromissos de segurança.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
3ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
5BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso