Geral
Verão Massayó consolida capital alagoana como destino turístico nacional
Festival reúne milhares de pessoas e impulsiona a economia local
O Festival Verão Massayó reafirma o protagonismo de Maceió no calendário nacional de grandes eventos, reunindo milhares de pessoas ao longo de seis dias de programação gratuita. Com atrações musicais de destaque, estrutura organizada e ações voltadas à segurança, acessibilidade e geração de renda, o evento promoveu lazer, cultura e desenvolvimento econômico para a capital alagoana em dois fins de semana.
Durante o festival, a cidade recebeu milhares de pessoas, entre alagoanos e turistas, impulsionando setores como comércio, hotelaria, transporte e serviços. A iniciativa da Prefeitura de Maceió garantiu uma programação diversa, valorizando artistas locais e nacionais, além de oferecer suporte logístico para a promoção do evento. Para quem participou, a experiência foi marcada pela organização e pela diversidade cultural, além do incremento na renda e aumento do faturamento de pequenos negócios.

Shirley Albuquerque, proprietária da Moreninha Drinks há oito anos, destaca a importância dos eventos realizados no Jaraguá para o aumento de sua renda e também da qualidade de vida.
“Isso é muito importante pra mim, porque eu sobrevivo disso. Em todos os eventos que têm aqui no Jaraguá, eu estou presente. Minha renda vem do trabalho nesses eventos. Antes, quando não tinha programação aqui, a gente precisava ir pra outras cidades pra poder trabalhar. Onde tem show, a gente vai. Quando os eventos acontecem em Maceió, ajuda muito. É rentável, dá pra se organizar, pagar os custos e ainda fazer o que a gente planeja. No último evento, consegui trabalhar bem, cobrir as despesas e seguir em frente. Isso faz muita diferença pra quem vive desse trabalho”, ressaltou a comerciante.

André Alves Fonseca, proprietário do Passaporte do Paulista (@passaportedopaulista), mora em Maceió há cerca de sete anos e trabalha há quatro nos eventos promovidos pela gestão JHC. Ele conta que a renda da família vem exclusivamente do empreendimento e destaca a importância de eventos como o Verão Massayó para fortalecer o negócio.
“Hoje, temos novidades, como o passaporte de costela no Porto, que é uma aposta deste ano. Desde a primeira edição do Maceió Verão, a gente participa de todos os eventos, além do São João. Já são quatro anos trabalhando nessas programações. Pra gente, esses eventos são tudo, porque essa é a nossa renda total. Se não tem evento, a gente não trabalha, já que ainda estamos no mercado informal. Antes disso, eu trabalhava como CLT. Quando cheguei em Maceió, fui garçom na praia, até surgir a oportunidade de empreender. Deu certo, graças a Deus. Essa é a quarta edição que participamos e a expectativa é que venham ainda mais eventos pra gente continuar trabalhando”, disse André.
Público
A fisioterapeuta Alexsandra Melo participou de quase todos os dias de shows e destacou a segurança e a organização do evento. “Eu acho muito bom e muito importante participar de eventos como esse, ainda mais por serem gratuitos e bem organizados. Além de fortalecer a cultura, movimenta toda a economia de Maceió e de Alagoas. O evento está muito bonito, grandioso, com uma segurança excelente. As filas para entrar também estão bem organizadas, sem tumulto. Está tudo muito bem feito”, destacou.

Acompanhado da esposa, Andressa Lidiane, e da amiga Alexsandra, Alan Henrique elogiou a organização do evento e a escolha das atrações. Para ele, é motivo de satisfação ver bandas consagradas se apresentando em Maceió.
“Estou gostando muito do evento, da organização. As bandas foram muito bem escolhidas, todas de qualidade. Hoje, eu vim pra curtir mesmo. Vim aproveitar, graças a Deus, e curtir o Sorriso Maroto, que é uma das minhas bandas favoritas, e eu aguardei muito por esse momento”, contou.
Coleta seletiva
Sandra Oliveira trabalha como cooperada da coleta seletiva há oito anos. Ela ressaltou a importância de grandes eventos, como os realizados no Jaraguá, para a geração de renda e o cuidado com o meio ambiente.

“Participar de eventos como esse é muito importante pra gente. Todo o material que é separado aqui vira renda para as cooperativas e ajuda muitas famílias. Além disso, tem a questão ambiental. Esse trabalho evita que muito resíduo vá parar nos aterros sanitários, porque tudo o que a gente coleta pode ser reaproveitado e virar nova matéria-prima. Depois de um dia de evento, a quantidade de material que sobra é muito grande. Isso representa um potencial enorme de arrecadação para as cooperativas e um impacto positivo para o meio ambiente e para o bem-estar de todos”, informou.
Além do entretenimento, o Verão Massayó também se destacou pelas ações de inclusão, sustentabilidade e ordenamento urbano, reforçando o compromisso da gestão municipal em promover eventos acessíveis, seguros e responsáveis.
Com mais uma edição bem-sucedida, o Verão Massayó se consolida como um dos maiores eventos do verão brasileiro, fortalecendo a imagem de Maceió como uma cidade acolhedora, vibrante e preparada para receber com conforto e segurança o mar de gente que se divertiu no festival.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
3ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
5BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso