Geral

Candidato da extrema direita enfrentará socialista no 2º turno das eleições em Portugal

André Ventura, do Chega, desafia António José Seguro em disputa decisiva marcada para 8 de fevereiro

18/01/2026
Candidato da extrema direita enfrentará socialista no 2º turno das eleições em Portugal
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O líder do partido de extrema direita Chega, André Ventura, conquistou o segundo lugar nas eleições presidenciais de Portugal, realizadas neste domingo, 18, e garantiu vaga no segundo turno, em um resultado considerado surpreendente.

Com quase 98% das urnas apuradas, Ventura obteve 24% dos votos, ficando atrás do socialista de centro-esquerda António José Seguro, que liderou a disputa com cerca de 31%. Os dois candidatos vão se enfrentar em uma nova rodada de votação, marcada para 8 de fevereiro.

O desempenho expressivo de Ventura marca mais um avanço da extrema direita no cenário político europeu, em meio ao crescimento de partidos populistas que vêm se aproximando do poder em vários países do continente.

O Chega, impulsionado pelo aumento do apoio popular, tornou-se o segundo maior partido no parlamento português no ano passado, apenas seis anos após sua fundação. Ventura e seus apoiadores têm se inspirado na ascensão de legendas nacionalistas em países como França, Alemanha, Itália e Espanha.

Ao todo, onze candidatos disputaram a presidência em um campo recorde, mas nenhum deles atingiu os mais de 50% necessários para uma vitória em primeiro turno.

O vencedor das eleições substituirá o atual presidente Marcelo Rebelo de Sousa, que cumpriu o limite constitucional de dois mandatos de cinco anos.