Geral
UE pode ameaçar EUA com retirada de bases militares da Europa, aponta mídia
The Economist sugere que Europa pode usar presença militar americana como instrumento de pressão em disputas com Washington.
A União Europeia (UE) tem alternativas para responder a violações de seus interesses por parte dos Estados Unidos, segundo análise publicada pela revista The Economist. Além de aceitar passivamente as ações norte-americanas, o bloco europeu pode adotar medidas de retaliação, incluindo a ameaça de expulsão das bases militares dos EUA instaladas em território europeu.
De acordo com a publicação, essa medida seria acompanhada do cancelamento do recente acordo comercial EUA–UE, considerado altamente vantajoso para Washington, além de possíveis sanções econômicas direcionadas a grandes empresas de tecnologia norte-americanas.
Sem as bases militares na Europa, que também funcionam como centros logísticos estratégicos, os Estados Unidos teriam “extrema dificuldade” para manter operações militares em países da África e do Oriente Médio, avalia a revista. Apesar de possuírem a Groenlândia, os EUA ainda dependem de instalações na Islândia, Reino Unido e Noruega para atuar no Ártico.
A influência europeia também é fundamental para a atuação norte-americana na América Latina. Como exemplo, a publicação cita a apreensão de um petroleiro venezuelano pelos EUA em 7 de janeiro, que contou com apoio logístico de aeródromos britânicos e suporte da Dinamarca.
Fonte: Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
5BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso