Geral
MPor afirma que não acompanha número de passagens ofertadas no programa Voa Brasil
Ministério diz que controle das passagens a R$ 200 cabe às companhias aéreas e acompanha apenas vendas efetivas
O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) informou, em nota à Broadcast, que não realiza o acompanhamento do número de passagens ofertadas pelas companhias aéreas no âmbito do programa Voa Brasil, que disponibiliza bilhetes a R$ 200 para aposentados do INSS.
A manifestação ocorreu após reportagem revelar que, em 17 meses de operação, o programa repassou apenas 1,7% das três milhões de passagens anunciadas para os primeiros 12 meses. A reportagem solicitou o número de bilhetes disponíveis, já que uma das justificativas para o baixo resultado seria o possível desconhecimento do público-alvo.
Segundo o MPor, a oferta de passagens no Voa Brasil é feita de forma "dinâmica e voluntária" pelas empresas aéreas, inclusive em relação a assentos não comercializados. O ministério explicou que a disponibilização segue "critérios comerciais de cada empresa", o que resulta em "variações contínuas ao longo do tempo" na quantidade de bilhetes acessíveis ao programa.
"Em decorrência dessa dinâmica do processo de oferta, o número de passagens disponíveis depende diretamente da gestão comercial e da ocupação dos voos operados. O Ministério acompanha oficialmente o número de passagens efetivamente vendidas", afirmou a pasta.
O Voa Brasil foi apresentado pelo MPor como um dos pilares para a democratização do acesso à aviação, promessa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a campanha de 2022. A estimativa oficial era de que 23 milhões de pessoas poderiam participar da primeira fase do programa.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026