Geral
Mais de 3 mil brasileiros são acolhidos após retorno dos EUA em 2025
Programa 'Aqui é Brasil' completa um ano promovendo apoio humanizado a repatriados e mira na reintegração ao mercado de trabalho.
O programa Aqui é Brasil completou seu primeiro ano com o acolhimento de 3.010 brasileiros repatriados dos Estados Unidos, muitos deles após detenções por imigração irregular. Lançada em agosto de 2025, a iniciativa oferece apoio imediato e humanizado, incluindo alimentação, atendimento psicossocial, kits de higiene e transporte para os estados de origem.
Cerca de 92% dos repatriados chegaram desacompanhados, e a maioria expressou o desejo de se reintegrar ao mercado de trabalho no Brasil. O programa é coordenado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, com participação de diversos órgãos do governo federal, da ONU e da sociedade civil.
Nesta nova fase, a estratégia será ampliar a reintegração socioeconômica, mapeando o perfil profissional dos repatriados e articulando oportunidades com o setor produtivo nacional. O objetivo é transformar as experiências adquiridas no exterior em um impulso para o desenvolvimento do país.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026