Geral
Suspensão da emissão de vistos dos EUA não atinge turistas brasileiros
Departamento de Estado dos EUA suspende vistos para 75 países, mas medida não inclui turistas
O Departamento de Estado dos Estados Unidos confirmou a suspensão, por tempo indeterminado, da emissão de vistos para 75 países, incluindo o Brasil. A medida, porém, não afeta os vistos de turismo.
De acordo com informações da Agência Reuters, os países impactados pela decisão incluem Brasil, Somália, Irã, Rússia, Afeganistão, Nigéria, Iêmen e Tailândia. A suspensão entra em vigor a partir de 21 de janeiro.
Notícias relacionadas:
Segundo o porta-voz adjunto do Departamento de Estado, Tommy Pigott, "o Departamento de Estado usará sua autoridade de longa data para considerar inelegíveis os imigrantes em potencial que se tornariam um encargo público para os Estados Unidos e explorariam a generosidade do povo americano".
Ele acrescentou que "o processamento de vistos de imigrantes desses 75 países será pausado enquanto o Departamento de Estado reavalia os procedimentos de processamento de imigração para evitar a entrada de estrangeiros que receberiam assistência social e benefícios públicos".
Até o momento, o Itamaraty não se manifestou sobre o caso. A Agência Brasil também procurou a Embaixada dos EUA em Brasília e aguarda retorno.
A decisão ocorre em meio à crise no estado de Minnesota, onde a atuação da polícia anti-imigração (ICE) resultou na morte da estadunidense Renee Nicole Good, desencadeando mais de mil protestos em todo o país.
O presidente dos EUA, Donald Trump, tem feito críticas a imigrantes do estado, governado por democratas, acusando-os de fraudar sistemas de benefícios sociais.
Desde que reassumiu a Presidência, Trump intensificou medidas de repressão à imigração, priorizando a fiscalização, enviando agentes federais para as principais cidades dos EUA e provocando confrontos tanto com imigrantes quanto com cidadãos norte-americanos.
Na segunda-feira (12), o Departamento de Estado dos Estados Unidos informou ter revogado mais de 100.000 vistos desde que Donald Trump assumiu o cargo no ano passado.
* Com informações da Reuters
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026