Geral
Ministro aponta até 12 interessados no leilão do terminal Tecon Santos 10
Leilão do novo terminal de contêineres do Porto de Santos deve ocorrer entre março e abril, com previsão de investimentos de R$ 6,4 bilhões.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, revelou nesta quarta-feira (14) que entre 11 e 12 potenciais investidores já demonstraram interesse no leilão do terminal de contêineres do Porto de Santos (Tecon Santos 10). As tratativas são preliminares e o edital do certame deve ser publicado entre o fim de fevereiro e o início de março.
Segundo o ministro, entre os interessados que procuraram o Ministério e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), é possível identificar de dois a três grupos brasileiros. A maioria, porém, é composta por investidores estrangeiros, incluindo chineses, norte-americanos, árabes, filipinos e fundos de investimento, embora os nomes não tenham sido detalhados.
A previsão é que o leilão aconteça entre o fim de março e o início de abril. O investimento estimado é de R$ 6,4 bilhões. De acordo com a pasta de Portos e Aeroportos, após a realização do leilão haverá um aumento de 50% na capacidade de movimentação de cargas do Porto de Santos.
O novo terminal, que será destinado à movimentação e armazenagem de contêineres e carga geral, ocupará uma área de 621 mil metros quadrados. Com isso, a capacidade anual de movimentação do Porto poderá chegar a 9 milhões de contêineres, conforme dados apresentados pelo Ministério.
Com a entrada em operação do novo terminal, o Brasil pode avançar da 45ª para a 15ª posição no ranking mundial de movimentação de contêineres. O governo informou ainda que acatou integralmente as recomendações e determinações do Tribunal de Contas da União (TCU), que autorizou o certame no ano passado.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026