Geral
Preço de medicamentos hospitalares registra queda de 0,63% em 2025, aponta IPM-H
Segunda retração anual desde 2015 indica ajuste estrutural pós-pandemia nos preços para hospitais
Os preços dos medicamentos destinados a hospitais registraram queda de 0,01% em dezembro, na comparação com novembro, e encerraram o ano de 2025 com recuo acumulado de 0,63%. Os dados são do Índice de Preços de Medicamentos para Hospitais (IPM-H), elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) com base em informações transacionais da Bionexo.
Esta é a segunda vez, desde o início da série histórica do IPM-H em 2015, que o indicador apresenta retração anual. A queda anterior havia sido registrada em 2023 (-7,08%), reflexo de um período de acomodação pós-pandemia.
“O resultado anual negativo do IPM-H indica um movimento mais amplo de ajuste nos preços dos medicamentos hospitalares, com retrações observadas em diversos grupos terapêuticos. Esse comportamento, quando analisado em série histórica, sugere uma acomodação estrutural dos preços após os choques excepcionais registrados no período pandêmico”, explica Bruno Oliva, economista e pesquisador da Fipe.
Entre os grupos terapêuticos, as maiores quedas acumuladas em 2025 foram verificadas nos medicamentos para sistema musculoesquelético (-8,82%), aparelho digestivo e metabolismo (-5,98%), sangue e órgãos hematopoiéticos (-5,44%) e anti-infecciosos gerais para uso sistêmico (-4,62%).
Por outro lado, alguns segmentos apresentaram alta nos preços, com destaque para imunoterápicos, vacinas e antialérgicos (+5,84%), medicamentos para aparelho geniturinário (+3,49%) e preparados hormonais (+2,01%).
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026