Geral
Pesquisa Quest aponta Lula como favorito, mas vantagem diminui frente a adversários
Levantamento mostra redução na distância entre o presidente e possíveis concorrentes em cenários de 2º turno
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue liderando todos os cenários de segundo turno para as eleições presidenciais de 2026, segundo a primeira pesquisa Quest divulgada neste ano. No entanto, a diferença para os principais adversários diminuiu.
De acordo com o levantamento, a menor vantagem de Lula é sobre o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Nesse cenário, o petista aparece com 44% das intenções de voto, enquanto Tarcísio soma 39%. Em dezembro, a diferença entre ambos era de 10 pontos percentuais a favor do atual presidente.
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), nome indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, também encurtou a distância para Lula. As intenções de voto passaram de 46% a 36% em dezembro para 45% a 38% agora, reduzindo a diferença em sete pontos percentuais.
Lula também perdeu espaço para o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), mas segue à frente. O petista tinha 45% das menções contra Ratinho Júnior em dezembro e agora está com 43%, enquanto o governador paranaense subiu de 35% para 36%.
Contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), Lula mantém uma vantagem de 15 pontos percentuais. Já diante do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), a distância permanece em 11 pontos.
A pesquisa, encomendada pela Genial Investimentos, ouviu 2.004 eleitores entre os dias 8 e 11 de janeiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026